InícioEditorialNotíciasPresidente da AstraZeneca na China é preso acusado de venda ilegal de...

Presidente da AstraZeneca na China é preso acusado de venda ilegal de medicamento

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente da AstraZeneca na China, Leon Wang, foi preso na semana passada pelas autoridades chinesas. A informação foi confirmada pela gigante farmacêutica ao Financial Times e à agência de notícias AFP.

 

Além de Wang, dois executivos e outros dois ex-executivos da empresa na região estão sendo investigados por coleta de dados potencialmente ilegais e importação e venda irregular de medicamento contra câncer. O Financial Times não conseguiu contato com representantes de Wang para comentar.

A China é um mercado-chave para o grupo farmacêutico, que desenvolveu uma vacina contra a Covid-19 amplamente vendida em todo o mundo durante a pandemia do coronavírus.

Em setembro, a empresa confirmou que vários de seus funcionários estavam sob investigação na China, depois que surgiram notícias de que eles estavam sendo questionados sobre coleta de dados e importação de medicamentos potencialmente ilegais.

De acordo com o Financial Times, a investigação envolve a importação ilegal do remédio Imjudo, usado para tratamento de câncer. O medicamento é aprovado em outras partes do mundo, mas não na China. A suspeita é que o Imjudo chegou ao território chinês vindo de Hong Kong.

O medicamento é regularmente prescrito junto com o Imfinzi, outra terapia contra o câncer que é feito pela AstraZeneca, como uma terapia combinada para pacientes com câncer de fígado avançado.

No passado, a AstraZeneca já enfrentou problemas na China. Cerca de cem vendedores da farmacêutica no país foram punidos por fraude entre 2020 e 2021 por falsificar resultados de testes genéticos de pacientes que, de outra forma, não se qualificariam para o seguro estatal para o medicamento.

Na semana passada, a AstraZeneca já havia anunciado que Wang estava sendo investigado pelas autoridades chinesas e que cooperava com a investigação.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

João Hadad relembra um ano da morte de Luana Andrade

João Hadad usou as redes sociais para relembrar momentos com a ex-noiva, Luana Andrade,...

CEO do Grupo City e executivos do Bahia são recebidos por Ednaldo Rodrigues na sede da CBF

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, recebeu nesta quinta-feira (7), o CEO do Grupo City,...

Secretário envolvido em acidente que matou jovem em Dias D’Ávila é exonerado da prefeitura

A prefeitura de Dias d’Ávila exonerou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulo...

Endrick ‘some’ em meio à crise no Real Madrid

Endrick, jovem promessa do Real Madrid, tem enfrentado dificuldades para se firmar na equipe....

Mais para você