Benefício, inicialmente solicitado pela bancada do Nordeste da Câmara, foi estendido para todos os membros da Casa Baixa do Congresso
Mário Agra/Câmara dos Deputados
De segunda a sexta-feira, os parlamentares terão a possibilidade de participar das votações de forma remota
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu liberar todos os deputados de comparecerem fisicamente ao trabalho na próxima semana, em virtude dos festejos de São João. A medida segue o exemplo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Durante toda a semana, de segunda a sexta-feira, os parlamentares terão a possibilidade de participar das votações de forma remota, sem a necessidade de se deslocarem até Brasília. A liberação, inicialmente solicitada pela bancada do Nordeste da Câmara, foi estendida para todos os membros do plenário. Lira, aliás, estava propenso a dar o benefício apenas aos parlamentares provenientes dos Estados nordestinos, mas mudou de ideia após conversa com os líderes partidários.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Além disso, o próprio Arthur Lira não permanecerá na capital federal durante esse período. Enquanto os demais deputados estão liberados para não comparecerem ao Congresso, o presidente da Câmara estará em Lisboa, participando de um seminário jurídico organizado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes. Outros parlamentares também devem se juntar a ele nessa viagem. Essa decisão de permitir o trabalho remoto dos deputados durante a semana dos festejos juninos já era aguardada pelos parlamentares, configurando um recesso informal.
Publicada por Felipe Cerqueira
*Reportagem produzida com auxílio de IA