A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), conquistou o 1º lugar na categoria Liderança Exponencial do Prêmio de Inovação J. Ex 2024. Além disso, dois robôs desenvolvidos pela Corte também foram premiados.
Os robôs Themis e Oxóssi, ferramentas de automação e inteligência artificial, conquistaram o 2º e o 3º lugares na categoria Inovação na Gestão e Inovação Tecnológica, respectivamente.
O Themis é uma ferramenta de automação e inteligência artificial que auxilia na elaboração de minutas de sentenças e na movimentação de processos. O robô já auxiliou na redução de mais de 200 mil processos de execução fiscal, aumentando a eficiência na recuperação de créditos inscritos em dívida ativa e reduzindo o acervo processual. Já o Robô Oxóssi agrupa peças processuais por similaridade, o que garante mais celeridade e eficiência na rotina dos magistrados.
O prêmio reconhece líderes, iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológico e de gestão no ecossistema de Justiça. Ele foi entregue nesta quinta-feira (21), em Brasília. A presidente Cynthia Resende concorreu na categoria “Liderança Exponencial”, na subcategoria “Tribunais Estaduais e Militares”.
“Estou muito feliz pelo destaque que o Tribunal de Justiça da Bahia teve ontem, à noite, na entrega dos Prêmios da J.Ex. Concorremos com três robôs e dois deles ganharam: o Themis e o Oxóssi; e eu, graças a vocês todos, fiquei em 1º lugar como Liderança Exponencial”, comemorou a desembargadora.
A magistrada agradeceu aos criadores dos robôs, bem como aos magistrados e servidores do TJ-BA. “Quero agradecer de coração, a todos os técnicos da Setim que criaram esses robôs e agradecer a todos os magistrados e servidores que votaram, durante dois dias, e que fizeram levar essa vitória grande para o Tribunal de Justiça da Bahia. Muito obrigada a todos”.
Para além das categorias citadas do Prêmio de Inovação J. Ex 2024, o TJ-BA, também, concorreu com o “Portal Justiça Automatizada”, na categoria “Laboratórios de Inovação”.