A PRF na Bahia bateu recorde na apreensão de anfetaminas no ano passado. Foram quase 300.000 comprimidos retirados de circulação das estradas federais que cortam o estado.
APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã de hoje (02), 12 comprimidos de anfetaminas, popularmente conhecidas como “rebites”. O flagrante ocorreu durante fiscalização da PRF no KM 880 da BR 101, em Teixeira de Freitas.
Durante fiscalização de trânsito, foi dada ordem de parada ao veículo VOLVO/VM e solicitado, pelos policiais, os documentos de porte obrigatório do condutor. Ao analisar o disco de tacógrafo do caminhão, aparelho responsável por registrar distância percorrida em um determinado período de tempo e variações de velocidade, foi constatado que o motorista não havia respeitado o tempo mínimo de descanso estabelecido em lei. Diante da situação, os PRF’s questionaram o possível consumo ou presença de “rebite” e o condutor afirmou possuir uma cartela de comprimidos sob sua posse.
Diante das circunstâncias, o homem de 40 anos assumiu o compromisso de se apresentar ao Poder Judiciário quando convocado para responder criminalmente pelo porte de drogas.
Perigo uso descontrolado de anfetaminas
Nobésio (rebite): Com objetivo de dirigir várias horas seguidas, sem descanso, para cumprir prazos predeterminados ou até faturar um extra no final de cada viagem, alguns motoristas de caminhão optam por utilizar o rebite. A substância, uma anfetamina, é um estimulante do sistema nervoso central e faz com que o cérebro trabalhe mais depressa e cause nas pessoas a impressão de diminuição da fadiga – já que conseguem executar uma atividade qualquer por mais tempo – de menos sono, perda de apetite e de aumento da capacidade física e mental.