InícioEditorialNotíciasProduto, preço, praça e promoção – Entenda os 4 “P”s da economia...

Produto, preço, praça e promoção – Entenda os 4 “P”s da economia circular

A Economia Circular, como o próprio nome sugere, é um modelo econômico que preconiza a busca a circulação dos materiais, assim, exaurindo ao máximo todo o seu potencial de geração de valor.

Se você tem algum contato com o mundo dos negócios é muito provável que já tenha ouvido falar dos 4 P’s do Marketing. Esse conceito foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy, mas muito difundido na década de 90 por Philip Kotler.

Os 4 P’s do Maketing é um modelo de estratégia, que segundo o McCarthy e Kotler, quando corretamente empregado, garantem resultados positivos em qualquer tipo de empresa. Cada P, representa uma palavra, Produto, Preço, Praça e Promoção, quem compõem o modelo e deve ser considerado no momento da realização do planejamento estratégico das organizações. O “P” de Produto – É o primeiro item que deve ser considerado, sendo aquilo que a empresa comercializa ou um serviço que tenha um valor agregado.

O “P” de Preço – É o segundo item, definir o valor do produto é crucial para o sucesso do negócio. O “P” de Praça – Vem em terceiro lugar e por sua vez, faz referência ao local onde o produto ou serviço será comercializado/prestado. Por fim O “P” de Promoção – apesar de remeter em nossas mentes quase que de imediato não é liquidação. Ela está relacionada com promover a marca e a busca por mecanismos de divulgação.

Contudo nosso objetivo nesse breve artigo, não é dissertar sobre o conhecido modelo estratégico dos 4 P’s do marketing, mas apresentar outro modelos estratégico que venho arduamente difundindo as 4 forças ou 4 P’s da economia circular, mas antes, para que possamos absorver melhor esse conteúdo, é importante falarmos sobre esse modelo econômico emergente, a Economia Circular propriamente dita.

A Economia Circular, como o próprio nome sugere, é um modelo econômico que preconiza a busca a circulação dos materiais, assim, exaurindo ao máximo todo o seu potencial de geração de valor, isso se tornar um contra senso muito forte, quando comparado com a economia linear (modelo que estamos habituados) que vê a prosperidade na eficiência do processo de extração, industrialização, comercialização e descarte.

Atualmente o mecanismo mais empregado para o entendimento do conceito é o conhecido Diagrama Borboleta (nome dado, pela similaridade visual com o inseto), concebido pela Ellen Macarthur Fondation. O diagrama se divide em o que chamamos de ciclo biológico “asa” da esquerda, onde vemos estratégias para circular esse tipo de recurso e ciclo técnico “asa” da direita onde é proposto uma serie de estratégias de circularidades dos materiais não regenerativos, entre essas estratégias estão: compartilhamento, reuso, remanufatura e reciclagem. Para a plena geração de valor em um modelo estratégico de Economia circular, que devemos empregar as 4 forças que apresentaremos a seguir.

Primeiro – Poder do círculo interno: As “asas” do diagrama, são formadas por loop (círculos), naturalmente sendo alguns menores e outros maiores, no caso do ciclo técnico, o menor é o de compartilhamento e o maior, a reciclagem. Nessa Força de poder, busca-se fomentar a utilização dos menores círculos, por estarem mais próximos do utilizador, assim a reinserção na cadeia produtiva é o loop mais favorável.

A baixa necessidade de intervenção fabril eleva a preservação do valor do item. Ao longo da cadeia linear de abastecimento acumula-se grande ineficiência e a estratégia de circular produtos, elimina essas perdas acumulada sendo que quanto menor essa cadeia (poder do círculo interno) de reinserção, maior os ganhos.

Segundo – Poder de circular por mais tempo: A segunda força de poder para ganhos na Economia Circular é o prolongamento da vida útil do produto, componentes e materiais, por exemplo, estendendo o uso de uma máquina de 1.000 para 10.000 ciclos e mudando o modelo de negocio de venda para locação ou prestação de serviço, isso permite aumentar a utilização de um bem, que se torna um ativo, e passa a gerar receita recorrente.

Terceiro – Poder de uso em cascata: Enquanto as criações de valor anteriores referem-se a reutilização de produtos e materiais dentro de um modelo circular sem perder suas características originais, a terceira força de poder na geração de valor, deslumbra a oportunidade da cascata de produtos: componentes ou materiais eventualmente passam a ser transformados e utilizá-los em nova aplicação, por exemplo, roupas de algodão que se transformam em enchimento para almofadas e, posteriormente, em material de isolamento antes de devolvê-lo como um nutriente biológico.

Quarto – Poder de puro, não tóxico e designs facilitador: A quarta força de poder trata do aprimoramento do potencial de criação de valor das forças anteriores e oferece uma série de benefícios adicionais. Para gerar valor máximo, cada uma das forças acima necessita uma certa pureza de material e qualidade dos produtos e componentes. Atualmente, muitos produtos pós-consumo tornam-se indisponíveis para a circularidade em função de muitas misturas de materiais, seja no momento da fabricação ou porque eles são coletados e manuseados sem segmentação e sem levar em conta preservação da pureza adequada. Economias de escala e ganhos de eficiência na logística reversa, podem ser obtidas por meio de melhorias no design original de produtos, facilidade de separação, melhor identificação de componentes e substituição de material.

A Economia Circular, não é um modelo utópico e sim uma realidade, uma onda digna de um tsunami que já se formou e está preste a impactar o mundo dos negócios como um todo, grandes organizações globais, já estão atentas e se preparando para fortes e profundas transformações que ouso a dizer que ser a precursora de uma nova revolução industrial, e quem estiver com as ferramentas/estratégias corretas, certamente colherão bons frutos.

Mais sobre a Indústria Fox

Fundada em 2009, a Indústria Fox é pioneira em reciclagem com base na captação de gases no Brasil, foi a primeira fábrica de produção reversa de refrigeradores na América do Sul e se tornou referência em gestão e solução de armazenagem, manutenção, reforma e reparo de equipamentos. A empresa se posiciona com programas próprios de eficiência energética, além de processos de remanufatura de produtos. Com isso, é a única no Brasil a unir os três pilares de reciclagem, remanufatura e eficiência energética. Tudo isso alinhado com novas tecnologias e desenvolvimento de economia circular e indústria 4.0.

Siga no likedin https://www.linkedin.com/in/-marcelo-souza-

Divulgação @pcbeccbnews

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Mais para você