InícioNotíciasPolíticaProjeto que cria Polícia Penal na Bahia é enviado à Alba

Projeto que cria Polícia Penal na Bahia é enviado à Alba

Um projeto de lei que cria a Polícia Penal na Bahia foi enviado à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) nesta terça-feira (2). O texto tem autoria do Executivo, o governador Jerônimo Rodrigues.

De acordo com Reivon Pimentel, presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Penal da Bahia (Sinspeb), a categoria foi informada de que o projeto está na Casa e tem chances de ser votado na quarta-feira (3), junto com um pacote do governo de reajustes relacionados à carreira de servidores.

“Apresentamos uma minuta e fomos informados de que isso chegou na PGE (Procuradoria-Geral do Estado), e a PGE enxugou a minuta. Então estou querendo ter acesso ao projeto, para saber o teor da proposta, pois ficamos preocupados com essa redução”, diz o presidente, sem especificar quais teriam sido as alterações.

Através de vídeo publicado nas redes sociais, o deputado Fabrício Falcão (PcdoB) garantiu que o projeto será aprovado ainda esta semana. Antes de ir ao plenário, o PL deve ir passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). “Nosso governador acatou, e vamos votar. A Polícia Penal será criada ainda esta semana”, diz na publicação. O deputado foi procurado, e não deu um retorno até a publicação da matéria.

A emenda constitucional que cria a Polícia Penal foi promulgada pelo Congresso Nacional em 2019. O texto que cria o órgão responsável pela segurança do sistema prisional federal e estadual dizia que quadros da nova corporação seriam compostos pela transformação dos cargos dos atuais agentes penitenciários e equivalentes, além de determinar a realização de concursos públicos para a categoria. A Bahia, no entanto, não regulamentou a profissão.

Pressão

Na semana passada, a pauta foi abordada durante uma audiência pública pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Alba por proposta do deputado Dr. Diego Castro (PL), no que ele considera ter sido uma “pressão” que ajudou a adiantar o andamento na Assembleia.

“Fizemos uma pressão com as audiências públicas, dialogamos com o setor e o governo se comprometeu a tratar disso em 15 dias. A previsão é de que a votação seja amanhã, mas nada oficializado ainda. A expectativa é de que seja aprovado, vai ser um ganho para a categoria”, afirma o parlamentar.

Quanto ao pacote de reajustes de outras categorias, o deputado afirmou que serão contemplados profissionais da segurança, saúde e educação. Na área de segurança, o deputado afirma que a categoria ficou insatisfeita com a proposta, porque não acompanha a defasagem da inflação”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

De olho em 2026, Bebeto Galvão se prepara para pré-candidatura a deputado

Vice-prefeito de Ilhéus, no Sul, até 31 de dezembro, Bebeto Galvão (PSB) já colocou...

Chuva causa alagamentos em vias de Vitória da Conquista

As chuvas que caíram na manhã desta sexta-feira (22) deixaram diversas ruas de Vitória...

Ana Marcela é heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas

Ana Marcela conquistou o título de heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas...

Taxa de informalidade no Brasil atinge 38,8% no terceiro trimestre de 2024

No terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou uma taxa de informalidade de 38,8%,...

Mais para você