Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O assessor internacional de Lula, Celso Amorim 12 de outubro de 2023 | 17:36
Assessor internacional da Presidência, Celso Amorim aposta numa relação pessoal de décadas que tem com Faisa Aboul Naga, assessora de segurança nacional do Egito, para ajudar na saída de brasileiros da faixa de Gaza pela fronteira com o país árabe.
Ambos conversaram ao telefone nesta quinta-feira (12), como revelou a colunista Mônica Bergamo.
Naga e Amorim serviram como embaixadores de seus países junto à missão da ONU em Genebra (Suíça) entre 1999 e 2001. Também exerceram de forma coincidente os cargos de ministros das Relações Exteriores, na primeira década deste século.
Os dois participaram da criação de um grupo de países em desenvolvimento que atuou de forma conjunta contra os ricos na conferência da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Cancún (México), em 2003.
O fórum, que ficou conhecido como G20, reunia países latino-americanos, africanos e asiáticos, e foi fundamental para influenciar os rumos do debate na ocasião.
Na conversa, Naga garantiu a Amorim que o governo de seu país não se opõe a que os cerca de 25 brasileiros em Gaza deixem o território pela fronteira com o Egito, que segue aberta. O problema, segundo ela, é a falta de segurança no local, uma vez que os bombardeios por Israel continuam.
Fábio Zanini, Folhapress
Comentários