InícioEditorialPolítica NacionalQuatro ministros de Lula são convidados para prestar esclarecimentos na Câmara dos...

Quatro ministros de Lula são convidados para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados

Inicialmente os requerimentos eram de convocação mas, após um acordo com a base aliada ao governo, os pedidos foram convertidos em convites, o que na prática não obriga as autoridades a comparecerem

FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

Nesta quarta-feira, 22, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou convites para ouvir quatro ministros do governo Lula (PT). O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deve prestar esclarecimentos sobre a visita ao Complexo da Maré. Também foi aprovado um requerimento para que o ministro da Previdência, Carlos Lupi, seja ouvido sobre os descontos que supostamente não foram autorizados na folha de pagamento de aposentados em benefício de entidades fiscais. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também deve comparecer à comissão para explicar as ações da pasta sobre as denúncias de invasões de terras privadas e produtivas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Por fim, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deve prestar esclarecimentos sobre o recorde de desmatamento na Amazônia em fevereiro de 2023 e sobre uma declaração imprecisa na qual afirmou que o país teria 120 milhões de brasileiros passando fome.

Inicialmente os requerimentos eram de convocação mas, após um acordo com a base aliada ao governo, os pedidos foram convertidos em convites, o que na prática não obriga as autoridades a comparecerem. No caso de Flávio Dino, como são pelo menos três comissões e mais de 15 requerimentos solicitando a presença dele na Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça pretende aproveitar sua vinda, na próxima terça-feira, 28, para esclarecer todos os questionamentos dos parlamentares. Só na Comissão de Segurança Pública, existem requerimentos para convocar o ministro da Justiça para falar sobre diversos temas, como as invasões do dia 8 de janeiro, a onda de ataques no Rio Grande do Norte e a pauta armamentista. A expectativa é que todos os ministros sejam ouvidos ainda no mês de abril, apenas Marina Silva deve comparecer em maio. As datas para as audiências ainda estão sendo acertadas.

*Com informações da repórter Berenice Leite

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como devem ser as ‘cidades temporárias’ para desabrigados no Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, na sexta-feira (17), detalhes da organização...

Alexandre de Moraes suspende resolução do CFM que dificulta aborto em casos de estupro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (17),...

Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 1.000 foragidos localizados em Salvador

Apoio: Em 2024, a tecnologia auxiliou na captura de 189 pessoas com mandados de...

PGR arquiva pedido de Dallagnol para investigar Lewandowski e Pimenta

O documento diz que os ministros abusaram da autoridade ao pedir investigação de perfis...

Mais para você