O CEO do Bahia, Raul Aguirre, e o CEO do Grupo City, Ferran Soriano receberam, na noite desta sexta-feira (8), a honraria de cidadãos soteropolitanos, na Câmara Municipal de Salvador, em proposta apresentada pelos vereadores Edvaldo Britto (PSD) e Carlos Muniz (PSDB), respectivamente. Em conversas com o Bahia Notícias, Ferran falou sobre o quanto o título que recebeu o representa na capital baiana.
Estiveram presentes na cerimônia diversas personalidades ligadas ao Bahia, como o ex-presidente do conselho deliberativo, Leonardo Martinez, o ex-presidente do clube, Guilherme Bellintani, o diretor de operações, Vitor Ferraz, e funcionários Bahia. Thaíse Galvão, diretora de competições da Federação Bahiana de Futebol também marcou presença no evento.
Cerimônia de entrega do título de cidadão soteropolitano para Ferran Soriano e Raul Aguirre, CEOs do Bahia e Grupo City | Foto: Alana Dias / Bahia Notícias
“É uma grande honra estar aqui hoje à noite. Cidadão soteropolitano, experiência de um peruano na Bahia capítulo um: É verdade o que dizem por aí que a Bahia é o mundo”, disse Raul Aguirre.
Raul nasceu no Peru e se formou em Economia pela Universidad del Pacifico, em Lima (Peru), Aguirre é mestre em Administração de Negócios, especializado em estratégia e finanças corporativas pela Universidade de Michigan.
Raul Aguirre em sua chegada na cerimônia | Foto: Alana Dias / Bahia Notícias
Espanhol, nascido em Barcelona, Ferran Soriano tem 57 anos e mais de 27 anos de experiência em negócios em dez países, incluindo indústrias de bens de consumo, telecomunicações, aviação e, principalmente, futebol. É formado em administração em Esade, na Espanha, com MBAs na Bélgica e nos Estados Unidos.
“Graças a este grande clube de futebol estou aqui. É uma honra ser considerado cidadão. Estando muito longe daqui e sem nem saber o que a praia de Itapuã é, eu já sonhava em passar a tarde na praia de Itapuã”, afirmou Soriano.
Ferran Soriano no momento de sua chegada no evento | Foto: Alana Dias / Bahia Notícias
Ambos foram peças chaves na idealização e criação de projetos como o Bahia Day, ou no português dia de Bahia (ou da Bahia), evento realizado em Manchester que visa a valorização da cultura baiana. E também do Bora Bahia meu Bairro, projeto social que visa o desenvolvimento social de jovens e crianças por meio do futebol.
Cerimônia de entrega do título de cidadão soteropolitano para Ferran Soriano e Raul Aguirre, CEOs do Bahia e Grupo City | Foto: Alana Dias / Bahia Notícias
Raul e Ferran fazem parte do cotidiano do Tricolor de Aço desde a aquisição da SAF do Bahia pelo Grupo City, assinada oficialmente em 2023. Raul vive o Bahia mais de perto, estando no clube no dia-a-dia. Já Ferran vem à Salvador sempre que pode, pois além do Bahia, gere os outros clubes do grupo.