InícioEditorialPolítica NacionalRecesso em Brasília coloca minirreforma ministerial e prévia da inflação em destaque

Recesso em Brasília coloca minirreforma ministerial e prévia da inflação em destaque

Em meio a mais uma semana de recesso no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF), a semana em Brasília será novamente marcada por temas laterais e com foco na agenda econômica. Na terça-feira, 25, a expectativa é pela divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – considerada a prévia da inflação. Entre economistas ouvidas pela reportagem, a estimativa é de que o novo reporte não aponte ainda para uma deflação no país. “Mas nada que abale a decisão do Banco Central de baixar os juros. Já tivemos bons resultados e uma inflexão na inflação, os números parciais já refletem isso. A expectativa é de fechar o ano na casa dos 3%, o que é muito baixo para um país emergente”, explica o economista-chefe da Valor Investimentos, Piter Carvalho, ao site da Jovem Pan. Já na quinta-feira, 27, será divulgado o Índice de Preços ao Produtor (IPP), enquanto na sexta-feira, 28, será a vez do IGP-M atualizado, com sinalização de nova deflação, estima a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para encerrar a semana na economia, haverá ainda a divulgação da taxa de desemprego, estimada em 8,30% da força de trabalho em julho, ante 8,68%, na edição anterior do relatório do Prisma Fiscal, da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda.

No campo político, o destaque fica para as negociações de ministérios e cargos de segundo e terceiro escalões por Lula e membros do Centrão. Inicialmente, a expectativa era que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunisse na última sexta-feira, 21, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para tratar sobre a minirreforma na Esplanada dos Ministérios. Entretanto, sem acordo sobre substituições e espaços para abrigar os partidos de centro, o encontro foi adiado. Como o site da Jovem Pan mostrou, ainda que o líder do governo na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT-CE), tenha afirmado que a entrada do Progressistas e do Republicanos no governo “está consolidada”, não há consenso sobre o tema. O próprio presidente Lula também antecipou que vai se reunir para discutir a minirreforma “no momento adequado” e sem a pressão dos líderes. “Nós temos interesse em trazer esses partidos para dar tranquilidade à nossa governança dentro do Congresso. Mas quem discute ministro é o presidente da República. Não é o partido que pede ministério. É a República que oferece”, disse Lula, em recado frente às pressões.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você