InícioEditorialEsportesRecurso dos EUA é negado e ginasta romena receberá bronze na sexta

Recurso dos EUA é negado e ginasta romena receberá bronze na sexta

Logo Agência Brasil

A ginasta romena Ana Barbosu vai receber na próxima sexta-feira (16) a medalha de bronze referente à final do solo na Olimpíada de Paris, a mesma prova em que a brasileira Rebeca Andrade conquistou o ouro. Ao final da disputa do solo durante os Jogos quem subiu ao pódio em terceiro lugar foi a norte-americana Jordan Chiles, mas a atleta perdeu o bronze após decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS), no último sábado (10). 

Em comunicado, a Federação de Ginastica da Romênia confirmou que a atleta vai receber o bronze olímpico na sexta (16), em uma cerimônia na capital Bucareste. Ainda não há confirmação oficial, mas especula-se que a medalha não seja a mesma entregue à Jordan Chiles após a final do solo. A norte-americana terá que devolver a condecoração por decisão da CAS. Ao final da competição do solo, em 5 de agosto, Chiles levou o bronze após ter a nota final aumentada para 13.766, em razão de um recurso feito à arbitragem pela delegação norte-americana.

Notícias relacionadas:

  • Chiles, dos EUA, deve perder medalha de bronze após decisão da CAS.
  • Italiana Petrillo será 1ª atleta transgênero nos Jogos Paralímpicos.
  • Atletas brasileiras fecham Jogos de Paris com desempenho histórico.

No sábado (10), a CAS acatou um recurso da Federação Romena de Ginástica e reestabeleceu as posições obtidas pelas ginastas na final do solo, antes da alteração da nota de Jordan Chiles. Desta forma, a norte-americana ficou com a nota inicial de 13.666 e passou da terceira para a quinta posição. Já Ana Barbosu subiu para o terceiro lugar e a compatriota Sabrina Maneca-Voina para a quarta posição. Ambas haviam empatado com nota inicial 13.700, mas pelos critérios de desempate (melhor nota de execução no solo), Barbosu ficou à frente de Voina.

A norte-americana teve a nota revista e passou da terceira para a quinta posição. Já Ana Barbosu se tornou a nova terceira colocada na final do solo, e Sabrina foi para o quarto lugar. A decisão da CAS não alterou as notas da campeão olímpica Rebeca Andrade, nem da norte-americana Simone Biles (prata).

Na segunda-feira (12) a CAS negou recurso da Federação de Ginásticas dos Estados Unidos (USA Gymnastics) para que Chiles fosse mantida como medalhista de bronze. Em nota, a USA Gymnastics afirmou que pretende recorrer a outras instâncias para reaver o bronze de Chiles.

“Estamos profundamente decepcionados com a notificação e continuaremos buscando todos os meios e processos de apelação possíveis, incluindo o Tribunal Federal Suíço, para garantir a pontuação, a classificação e a concessão de medalhas justas para Jordan”, afirmou no comunicado a USA Gymnastics. 

Por sua vez, a Federação Romena de Ginástica disse em nota que nunca teve a intenção de retirar a medalha da atleta norte-americana e propôs à CAS que as três ginastas – Jordan, Ana e Sabrina – fossem agraciadas com a medalha de bronze. 

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) não se pronunciou sobre a possibilidade de as três ginastas serem contempladas com o bronze.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Polícia Militar prende mulher por tráfico de drogas no Sul da Bahia

Agentes da polícia militar da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) detiveram uma mulher suspeita...

Ex-presidente do PRTB, partido de Pablo Marçal, sobrevive a ataque à tiros no Distrito Federal

O advogado Joaquim Pereira de Paulo Neto, que já ocupou a presidência do diretório...

Lava Jato: PGR recorre da decisão de Toffoli que anulou processos de Léo Pinheiro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para...

PE faz concurso de desenho para mostrar que “Tubarão não é vilão”

A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE)...

Mais para você