Os reguladores parecem estar dispostos a lutar contra o monopólio das gigantes de tecnologia. Enquanto a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft continua em andamento, chegou agora a vez da Apple.
A CMA, órgão regulador do Reino Unido, começou a investigar a Apple e Google pelo domínio que possuem sobre o mercado mobile, incluindo sobre os sistemas operacionais, lojas de aplicativo e navegadores.
Um dos principais pontos citados da investigação é a forma que a Apple restringe jogos por nuvem em sua loja, impossibilitando inclusive a existência do Xbox Game Pass. Como os jogos precisam estar disponíveis na própria loja da Apple e não por um aplicativo de terceiro, o serviço da Microsoft só está disponível por navegador nos dispositivos iPhone e iPad.
Em última análise, essas restrições limitam a escolha e podem tornar mais difícil trazer novos aplicativos inovadores para as mãos dos consumidores do Reino Unido. Ao mesmo tempo, a Apple e o Google argumentaram que as restrições são necessárias para proteger os usuários. A investigação de mercado da CMA considerará essas preocupações e considerará se novas regras são necessárias para gerar melhores resultados.
Com a aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft pretende apostar forte no mercado mobile. A empresa aparentemente estaria criando sua própria loja mobile para competir com Apple e Google. Uma maior liberdade nas lojas e plataformas dessas empresas certamente seria um grande ganho para a Microsoft.