InícioEditorialPolítica NacionalRelator evita ‘pontos controversos’ para acelerar tramitação de minirreforma eleitoral: ‘Sistema é...

Relator evita ‘pontos controversos’ para acelerar tramitação de minirreforma eleitoral: ‘Sistema é bom’

O deputado federal Rubens Pereira Jr (PT/MA), relator da minirreforma eleitoral, afirmou nesta segunda-feira, 11, que a construção de um consenso para aprovação da proposta trará um recado do Congresso Nacional à população: “Nosso sistema eleitoral é bom, cabe somente aperfeiçoar”. Em conversa com jornalistas, o parlamentar explicou que a ideia foi priorizar temas com maior apoio entre os congressistas e evitar embates, especialmente em razão do curto prazo para aprovação. Para já valer nas eleições de 2024, as mudanças devem ser aprovadas em ambas as Casas Legislativas até 6 de outubro. Com isso, “pontos controversos”, como as sobras eleitorais, devem ficar para os destaques. “Optamos dar espaço aos temas mais consensuais. A maior vantagem da minirreforma é ter entendido que já mudamos muito. As grandes mudanças já haviam sido feitas. Defendemos o nosso modelo (atual), queremos apenas aperfeiçoar para quem disputa o cenário no que vem”, garantiu.

Segundo Rubens Pereira, o objetivo é fazer ajustes que promovam a simplificação e a modernização eleitoral, considerando os maiores problemas enfrentados pela Justiça Eleitoral no pleito de 2022. “O maior avanço é ter tratado ela como pequena, consensual e de simplificação”, acrescenta. A proposta é que a minirreforma eleitoral seja divida em dois projetos a serem votados no Grupo de Trabalho da Minirreforma Eleitoral (GT) ainda nesta segunda, sendo um um projeto de lei (PL) e ou projeto de lei complementar (PLP). Os textos serão apresentados aos líderes partidários nesta terça-feira, 12, e votado na próxima quarta-feira, 13, sob regime de urgência. Entre os “pequenos ajustes” propostos por Rubens Pereira, está a declaração automática de doações recebidas por candidatos via Pix, a permissão de propagandas políticas silenciosas nas redes sociais no dia da eleição, a proibição de enquetes desde o período das convenções partidárias e alterações nas pesquisas eleitorais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Adriane Galisteu expõe relacionamento abusivo: “Na terapia”

Casada com Alexandre Iódice há 13 anos, Adriane Galisteu expôs ter vivido um relacionamento...

Mais para você