InícioEditorialRelógio histórico danificado no 8 de Janeiro é restaurado e está prestes...

Relógio histórico danificado no 8 de Janeiro é restaurado e está prestes a retornar ao Brasil

O relógio de Balthazar Baltimore, que foi danificado durante os ataques de 8 de janeiro, está previsto para retornar ao Brasil ainda este ano. O responsável pela destruição do artefato, o mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira, causou danos significativos ao patrimônio histórico. O relógio, que passou por uma restauração na Suíça, foi um presente da corte francesa a Dom João VI e chegou ao Brasil com a família real portuguesa em 1808. A recuperação do relógio foi possível graças a um “Acordo de Cooperação Técnica com a Embaixada da Suíça”, que não gerou custos para a Presidência da República. As autoridades esperam que a entrega do objeto restaurado ocorra ainda em 2024, trazendo de volta um importante símbolo da história brasileira.

Antônio Cláudio foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a uma pena de 17 anos de prisão. Ele foi responsabilizado por diversos crimes, incluindo associação criminosa armada e dano qualificado, após invadir a sede dos três Poderes da República em janeiro de 2023. Durante a invasão, ele atirou o relógio no chão, resultando em sua destruição. O relógio, que remonta ao século XVII, foi criado pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot, com um design assinado por André-Charles Boulle, ambos associados à corte do rei Luís XIV. Apenas um outro exemplar do relógio, que é uma peça única, está em exibição no Palácio de Versalhes, na França.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

LeBron James negocia fusão de SpringHill com produtora de ‘The Kardashians’

LeBron James está em tratativas para unir sua produtora de cinema e televisão, a...

Ladrões usam adereço judaico para tentar roubar prédio no bairro de Higienópolis, em SP

A Polícia Civil de São Paulo está apurando um caso de tentativa de furto...

Adolescente morre após desabamento de muro em obra em Ribeira do Pombal

Um adolescente sofreu acidente quando parte de um muro em uma construção civil desabou,...

PF indicia fuzileiro e irmão por crime contra a democracia em ameaças à família de Moraes

A Polícia Federal indiciou o fuzileiro naval Raul Fonseca de Oliveira e seu irmão...

Mais para você