A prisão em flagrante dos quatro acusados pela morte do perito da Polícia Civil Renato Couto, na última sexta-feira, foi convertida em preventiva. A medida foi comunicada em audiência de custódia realizada nesta segunda-feira, pelo juiz Rafael Rezende. Na decisão, o magistrado destaca que os presos confessaram o crime. E que há indícios da participação efetiva dos quatro no assassinato.
Os militares da Marinha Manoel Vitor Soares, Daris Fidelis Motta, Bruno Santos de Lima, e o pai, dono de um ferro-velho Lourival Ferreira de Lima, armaram uma emboscada para Renato, após discussões sobre roubo de peças e materiais de obra.
De acordo com o inquérito, Renato vinha sendo furtado em uma obra na Tijuca, e, por conta própria, começou a investigar. Ao tentar negociar o ressarcimento das peças com Lourival, ele foi cercado e agredido pelo grupo. Renato se identificou como policial civil e pediu para ser levado ao hospital, mas não foi atendido. O agente, então, foi sequestrado com a ajuda de colegas do filho do proprietário, que é militar. Uma viatura da Marinha foi usada para cometer o crime e posteriormente levada até um lava-jato para que vestígios de sangue fossem eliminados.
O corpo do papiloscopista, lotado no Instituto de Identificação Félix Pacheco, foi encontrado nesta segunda-feira no Rio Guandu, em Japeri, na Baixada Fluminense. A Polícia Civil confirmou sua identidade e informou que a causa da morte foi asfixia mecânica por afogamento. O diretor do Departamento-Geral de Polícia da Capital, delegado Antenor Lopes, explicou que depois ele foi imobilizado, alvejado e depois o corpo foi jogado no Rio Guandú.
O crime foi descoberto após colegas da delegacia notarem a ausência de Renato durante um plantão que ele deveria fazer no sábado. Como o perito não foi trabalhar, policiais da delegacia da Praça da Bandeira rastrearam seu celular e chegaram até os militares da Marinha, que foram presos em flagrante.
Segurança Rio de Janeiro 16/05/2022 – 22:04 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Renato Couto segunda-feira, 16 Maio, 2022 – 22:04 3:04