Famílias negras e pobres são as que mais enfrentam problemas para registrar nas delegacias de polícia casos de pessoas desaparecidas.
A conclusão é do Cesec, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, fundado na Universidade Cândido Mendes em 2000, com objetivo de desenvolve pesquisas e projetos nas áreas de segurança pública, justiça e de promoção dos direitos humanos.
O estudo apurou que a única delegacia especializada, a de Descoberta de Paradeiros, abrange apenas a capital, o que deixa de fora mais de 55% das ocorrências no Estado. Uma das responsáveis pelo Boletim “Teia de Ausências”, a pesquisadora do Cesec Giulia Castro lembra que a lei garante o registro imediato de casos de desaparecimento.
Jowayner Athayde de Albuquerque Júnior foi visto pela última vez em 17 de fevereiro de 2013, aos 16 anos de idade, quando se dirigia a Campo Grande, zona oeste carioca. A mãe dele, Márcia Albuquerque, conta que só conseguiu fazer o registro uma semana depois.
O estado do Rio de Janeiro ocupava, em 2019, o 6º lugar em registros de casos de pessoas desaparecidas, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Entre 2010 e 2020, o Brasil registrou 1 milhão de casos de pessoas desaparecidas, sendo 50 mil apenas no estado.
Sobre as dificuldades em registrar nas delegacias os desaparecimentos, a polícia civil respondeu em nota que a Delegacia de Descoberta de Paradeiros é a unidade especializada em investigar esse tipo de ocorrência. Desde sua criação, em setembro de 2014, foram 15.330 registros de desaparecidos, com 12.961 pessoas localizadas e 2.022 casos em andamento.
E ressalta que as delegacias de homicídios da capital, da Baixada Fluminense e de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí contam com setores específicos para investigar ocorrências de desaparecimento e que as delegacias distritais de todo estado também possuem profissionais capacitados para localizar e esclarecer tais casos.
Segurança Rio de Janeiro 26/05/2022 – 16:26 Vitória Elizabeth / GT Passos Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional segurança Desaparecidos rio Delegacias quinta-feira, 26 Maio, 2022 – 16:26 3:13