InícioEditorialPolítica NacionalRosa Weber critica falta de mulheres na cúpula do Judiciário em dia...

Rosa Weber critica falta de mulheres na cúpula do Judiciário em dia de indicação de Zanin para o STF

Declaração da presidente do Supremo foi feita durante encontro com o presidente da Finlândia; escolha do advogado de Lula nos casos da Lava Jato foi oficializada nesta quinta-feira, 1º

Nelson Jr./SCO/STF

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, recebeu o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, criticou o baixo número de mulheres nos tribunais superiores no Brasil. A declaração acontece no mesmo dia do anúncio sobre a indicação de Cristiano Zanin para o STF. O advogado representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato e foi o responsável por emplacar a tese jurídica que resultou na anulação das condenações do petista, que chegou a ficar 580 dias preso. “No Brasil nós temos muitas mulheres na base da magistratura, na Justiça em primeiro grau, mas o número decresce no intermediário. Na cúpula, nos tribunais superiores, o número é ínfimo”, disse Weber durante encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, que realiza visita oficial ao Brasil, nesta quinta-feira, 1º.

A indicação de Zanin havia sido confirmada na manhã desta quinta-feira, 1º, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O indicado para a vaga do ministro Ricardo Lewandowski precisará ser sabatinado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário da Casa. Zanin foi projetado ao cenário político nacional após assumir a defesa do então ex-presidente Lula, em 2013, nos processos da Operação Lava Jato. Foi de Cristiano o pedido impetrado no STF que culminou na anulação das condenações de Lula e trilhou o caminho que devolveria ao petista seus direitos políticos após o ex-juiz Sergio Moro ser considerado incompetente e parcial nas sentenças dadas durante a Operação. A ação também permitiu com que Lula disputasse as eleições presidenciais de 2022, ao derrotar Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno e retornar ao Palácio do Planalto para seu terceiro governo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

As fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul já fizeram 37 vítimas...

Lula sugere que Japão compre carne brasileira durante visita oficial do primeiro-ministro japonês

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sugeriu que o Japão...

Lula pede a Kishida que visite o bairro da Liberdade, em São Paulo

Presidente disse para o primeiro-ministro japonês “conhecer o Japão dentro do Brasil”; fala foi...

Moraes manda soltar Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado O tenente-coronel Mauro...

Mais para você