O município de Teixeira de Freitas já está em Estado de Alerta (Nível 2) para as ocorrências de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. 380 casos já foram notificados à Vigilância Epidemiológica, com o maior número de notificações nos bairros Vila Caraípe, Jardim Caraípe, Bela Vista, Centro, São Lourenço, Jardim Planalto e Monte Castelo; além da comunidade Duque de Caxias.
Tendo em vista esse cenário, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas orienta a população teixeirense no que se refere aos principais sintomas e as medidas de prevenção adequadas:
Principais sintomas
Para arboviroses como dengue, chikungunya e zika, os principais sintomas são: dor muscular e articular, dor ao redor dos olhos, manchas no corpo, febre alta, falta de apetite, coceira, dor abdominal. É essencial que os cidadãos procurem a unidade de saúde mais próxima de casa em casos de suspeita.
Medidas de prevenção
Verificar se a caixa d’água está limpa e tampada;
Manter as calhas limpas;
Deixar galões, barris, tonéis e poços bem fechados;
Manter pneus sem água e em lugares cobertos;
Deixar os ralos limpos e com telas;
Manter bandejas de ar-condicionado sem água;
Colocar areia nos pratos das plantas;
Deixar as plantas que acumulam água sem água dentro;
Manter a tampa do vaso sanitário fechada;
Deixar os baldes com a boca para baixo;
Manter lonas bem esticadas para não acumular água;
Sempre manter a piscina limpa e tratada.
A participação ativa da comunidade na prevenção das arboviroses é essencial para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e evitar surtos dessas doenças. Ao adotar práticas preventivas em casa e na comunidade, cada indivíduo contribui para proteger a sua própria saúde e a saúde coletiva, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para todos.
O post Saiba como se proteger contra a dengue, zica e chikungunya apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.