O jejum intermitente é uma das estratégias mais conhecidas por quem quer perder peso. E não é à toa: muitas celebridades, como Jennifer Aniston, já revelaram adotar essa proposta alimentar.
No entanto, para dar certo, é preciso seguir alguns princípios básicos. De acordo com o médico espanhol Tomás Duraj, o jejum intermitente busca a cetose nutricional, que é um “estado metabólico seguro, sustentado e, de acordo com as pesquisas mais recentes, saudável que não tem absolutamente nada a ver com a cetoacidose diabética”, contou, em entrevista à revista Hola!.
O corpo entra em processo de cetose aproximadamente após 12 a 16 horas sem alimentação. É quando o organismo recorre às reservas de tecido adiposo para convertê-las em corpos cetônicos, que se tornarão sua principal fonte de energia.
bem-estar
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer Getty Images
emagrecer
Praticar atividade física é essencial Pixabay
Mulher emagrecer
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais Tim Platt/Getty Images
abacate para emagrecer
Por isso, procure sempre manter a boa forma Alto Astral/Reprodução
suco-receita-emagrecer-fim-de-ano-saude
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás Getty Images
pilulas emagrecimento-min
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento Getty Images
emagrecimento
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo Pixabay
perda de peso emagrecimento dieta
A gordura abdominal é perigosa Getty Images
De acordo com o especialista, para começar a dar certo, é necessário seguir o protocolo por pelo menos três semanas. Ou seja: nada de fazer apenas um dia ou dois e achar que, a partir disso, verá os pontinhos na balança diminuírem.
Vale lembrar, ainda, que o objetivo é diminuir a ingestão calórica total. Em nada adianta passar horas sem se alimentar e, depois, investir em itens com pouco valor nutricional.