InícioSegurança recebe atenção especial na preparação para a Copa do Mundo

Segurança recebe atenção especial na preparação para a Copa do Mundo

A segurança é um dos pontos de maior atenção nos preparativos para a Copa do Mundo no Brasil. Na Bahia e na Costa do Descobrimento não é diferente, e um esquema especial já está sendo montado para garantir a tranquilidade das delegações, jornalistas e torcedores que estarão em Porto Seguro e Cabrália, CTs das seleções da Suíça e da Alemanha, respectivamente. “Tudo está sendo feito para que se tenha uma Copa muito segura. Porto Seguro e Cabrália vão receber um contingente em torno de 800 integrantes das Forças Armadas e da Polícia Militar”, afirmou o coordenador de Relações Internacionais e Desportivas da Secopa, Marco Costa.

simulacao_seguranca_copa_secopa_1_dentro

O 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), que atende a região, já conta, além do efetivo permanente de 300 integrantes, com mais 50 policiais vindos de outras cidades especialmente para o período da Copa. “A partir do dia 2 de junho receberemos mais 50 policiais para atuarem nos corredores turísticos e nos principais pontos de tráfego das delegações. Também receberemos mais 50 policiais das companhias especializadas para cuidarem do Controle de Tumultos e Distúrbios Civis (CTDCC) e para o Centro de Treinamento da Alemanha, além de mais 30 policiais para o Centro de Treinamento da Suíça”, disse o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Valter Serpa. De acordo com ele, além desse reforço de 180 policiais, estão previstos mais 250 soldados recém-formados que irão estagiar durante a Copa.

O tenente-coronel Serpa salientou que estão chegando tropas da Marinha e da Aeronáutica para reforçar a segurança no aeroporto e fazer varreduras contra guerras químicas, biológicas e nucleares. Também há efetivos de prontidão, em locais próximos, para intervenção rápida caso seja necessário.

Quanto aos equipamentos, o comandante do 8º BPM adiantou que, em função da Copa, já foram recebidas seis viaturas para a Polícia Militar e está prevista a chegada de quadriciclos. Além disso, será ampliada em 10 motocicletas a frota para escolta, além das 17 motos que já estão sendo utilizadas no treinamento pelo pessoal do curso de moto patrulhamento. Deverão chegar ainda 16 cavalos e seus cavaleiros para o patrulhamento montado e o helicóptero do grupamento aéreo para fazer acompanhamento e resgates médicos.

De acordo com o comandante, algumas da viaturas extras deverão permanecer no 8º BPM depois da Copa e, dos policiais que irão estagiar, 47 estão previstos para continuarem na região.

Desde o dia 2 de maio já foi reforçada a segurança nos pontos de maior fluxo turístico. “Temos policiamento permanente desde Caraíva (em Porto Seguro) até Santo Antônio (em Cabrália). Ao redor dos Centros de Treinamentos também aumentamos nosso policiamento, sem falar nas tropas especializadas que já estão em operação por aqui e no reforço que vem de fora”, destacou.

Ele ressaltou que a Polícia está preparada para qualquer tipo de manifestação e já tem estratégias prontas tanto no nível estadual quanto federal. “Mas acredito que a população é ordeira e não vai criar nenhum tumulto para que a Copa ocorra com a maior tranquilidade.”
Por Bárbara Martau/Opovonews
Imagem: SECOPA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Eduardo Leite diz que Rio Grande do Sul vive pior tragédia da história e não tem capacidade para fazer todos os resgates

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em entrevista coletiva nesta...

TV Brasil exibe jogos no meio de semana pelo Brasileirão Feminino

A TV Brasil acompanha dois confrontos válidos pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro Feminino...

Acidente na rodovia BR-101 bloqueou parte da via entre Itamaraju e Teixeira

O trecho da rodovia BR-101 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas ficou lento durante...

Lula pede voto para Boulos em evento pago pela Petrobras

O partido do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, criticou o presidente e...

Mais para você