InícioEditorialPolítica NacionalSenado aprova estado de calamidade no Rio Grande do Sul

Senado aprova estado de calamidade no Rio Grande do Sul

Caso aprovado na Câmara, o projeto de decreto legislativo suspende uma série de regras da Lei de Responsabilidade Fiscal

MIGUEL NORONHA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Nas ruas trabalhadores com maquinários removem os entulhos e a lama nas entradas das casas. Moradores retiram o que é possível.

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 12, o projeto de decreto legislativo (PDL) que reconhece estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul e em 98 dos municípios do Estado até 31 de dezembro de 2024, em razão das enchentes causadas por ciclone extratropical. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. Caso aprovado, a vigência do estado de calamidade suspende as seguintes regras da Lei de Responsabilidade Fiscal: limites e condições para operações de crédito; concessão de garantias; contratação entre entes da Federação e recebimento de transferências voluntárias; sanções para contratação de crédito entre entes da Federação; captação de recursos por antecipação de receita; inscrição de despesas em restos a pagar sem disponibilidades de caixa; cumprimento da aplicação de recursos vinculados a determinada finalidade, desde que os recursos sejam destinados ao combate à calamidade pública; vedações para renúncia de receita e geração de despesa, desde que o incentivo, benefício ou aumento da despesa sejam destinados ao combate à calamidade pública.

Favorável ao projeto, o senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou que a medida “não salvará vidas”, mas afirmou que ela será fundamental para a reconstrução do Rio Grande do Sul. “O Estado já vive uma situação fiscal difícil, que sacrifica sua economia e o contribuinte local. Com o desastre climático que o atingiu, haverá necessidade de reconstrução da infraestrutura de cidades inteiras, devastadas pelas enxurradas. Assim, esse processo de recuperação somente será possível com o abrandamento das regras estritas da LRF”, defendeu. Ao falar das vítimas do ciclone, o parlamentar se emocionou, mas assegurou que “o povo gaúcho está firme”. Ele também cumprimentou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que foi o autor do PDL, e agradeceu os esforços dos governos federal e estadual, além do Parlamento.

O Rio Grande do Sul foi atingido na semana passada por um ciclone extratropical que tem provocado fortes chuvas e inundações em várias cidades. Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado às 12h desta terça-feira, 12, 98 cidades foram atingidas e mais de 20 mil pessoas estão desalojadas, sendo quase 5 mil sem abrigo. Foram confirmadas 47 mortes e 8 pessoas continuam desaparecidas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais uma? Marca de cosméticos cancela contrato com Jojo Todynho

Parece que as coisas não andam muito boas para Jojo Todynho. Depois de expor...

Ministério da Agricultura divulga nova lista com 12 marcas de azeite impróprias para consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou recentemente uma nova lista de azeites...

Mega-Sena, 2788: veja as dezenas sorteadas para o prêmio de R$ 51 milhões

As Loterias Caixa sorteram nesta terça-feira, 22, o prêmio de R$ 51 milhões do...

Justin Bieber compartilha homenagem a Liam Payne

Justin Bieber usou uma rede social para prestar uma homenagem a Liam Payne. Ex-One...

Mais para você

[the_ad id="181056"]