InícioEditorialPolítica NacionalSenado recusa proposta de Lira para alterar comissões de MPs

Senado recusa proposta de Lira para alterar comissões de MPs

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quinta-feira, 30, que os líderes da Casa Alta rejeitaram as mudanças propostas pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara, para as comissões mistas da medidas provisórias (MPs). “Consultei os líderes em relação a alteração regimental e da cultura da paridade entre deputados e senadores nas comissões, nenhum líder apoiou essa ideia, então não é possível de nossa parte concordar com uma alteração do regimento”, disse Pacheco, em conversa com jornalistas. Ele afirmou que o Senado não concorda com o “desequilíbrio do bicameralismo federal” que seria causado com o aumento no número de deputados. Apesar do posicionamento, o senador sinalizou parecer favorável da Casa Alta para a mudança de prazos de tramitação das MPs. “O que não podemos aceitar são caminhos que não fazem parte da Constituição Federal”, ponderou.

Como a Jovem Pan mostrou, o impasse entre Arthur Lira e Rodrigo Pacheco perdura há semanas e aconteça por visões antagônicas de deputados e senadores a respeito do rito de tramitação das medidas provisórias. De um lado, os membros da Casa Alta defendem adoção do rito constitucional, com a instalação das comissões mistas. Do outro, Lira e aliados falam em subrepresentação da Câmara e cobram mudanças. O acordo proposto pelo político alagoano estipula prazo máximo para que os colegiados apreciem as MPs, o que agrada os senadores. Se o prazo for estourado, os textos seguirão direto para o plenário, começando pela Câmara. No entanto, Lira também pedia a mudança no número de deputados membros das comissões, com proposta de 24 deputados e 8 senadores, o que foi rejeitado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bosch anuncia 5,5 mil demissões e culpa automobilísticas

Impacto da crise na indústria automobilística gerou “necessidade de ajustes”, diz empresa ao justificar...

Áreas rurais de Planaltina recebem asfalto e novos canais de irrigação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (22/11),...

De olho em 2026, Bebeto Galvão se prepara para pré-candidatura a deputado

Vice-prefeito de Ilhéus, no Sul, até 31 de dezembro, Bebeto Galvão (PSB) já colocou...

Chuva causa alagamentos em vias de Vitória da Conquista

As chuvas que caíram na manhã desta sexta-feira (22) deixaram diversas ruas de Vitória...

Mais para você