Senador disse que ‘o Brasil não tem relevância internacional suficiente para fazer qualquer diferença na guerra’
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.
WALLACE MARTINS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO – 12/09/2023
O senador Sergio Moro se pronunciou na rede social X (antigo Twitter) sobre a atuação do governo na guerra
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) se pronunciou neste domingo, 15, na rede social X (antigo Twitter), sobre a atuação do governo federal na guerra entre Israel e Hamas. Opositor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-juiz declarou que o petista usa o conflito para exercer sua “megalomania diplomática”. Além disso, criticou o fato de o Planalto e o Itamaraty não terem nominado o grupo terrorista em suas notas — embora o próprio Lula tenha feito isso no seu recado mais enfático a respeito do conflito. “O Brasil não tem relevância internacional suficiente para fazer qualquer diferença na guerra no Oriente Médio. A crise serve apenas para Lula exercitar a sua megalomania diplomática e revelar o quanto a ideologia comprometeu a capacidade de parte da política brasileira de condenar atos terroristas”, disse Moro.
O Brasil hoje ocupa a presidência transitória do Conselho de Segurança das Nações Unidas e convocou uma reunião de emergência, na qual reforçou seu pedido para a instalação de corredores humanitários por onde civis possam passar em segurança. Além disso, o Palácio do Planalto e o Itamaraty coordenam uma operação para tirar da zona de conflito todos os brasileiros que desejma voltar ao país. Até agora, 916 pessoas foram repatriadas.
Veja o post do senador Sergio Moro O Brasil não tem relevância internacional suficiente para fazer qualquer diferença na guerra no Oriente Médio. A crise serve apenas para Lula exercitar a sua megalomania diplomática e para revelar o quanto a ideologia comprometeu a capacidade de parte da política brasileira de…
— Sergio Moro (@SF_Moro) October 15, 2023