InícioEditorialPolítica NacionalServidores da CVM reencaminham a Lula lista ignorada em junho

Servidores da CVM reencaminham a Lula lista ignorada em junho

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) 12 de outubro de 2023 | 21:26

O sindicato de servidores da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) reencaminhou ao presidente Lula (PT) a mesma lista tríplice que havia enviado em junho para preencher uma vaga aberta na diretoria da autarquia. Na ocasião, as indicações foram ignoradas pelo presidente, que não tem a obrigação de segui-las.

O SindCVM repetiu os nomes dos servidores Fernando Soares Vieira, Carlos Guilherme de Paula Aguiar e José Alexandre Cavalcanti Vasco, sobre os quais diz serem “profissionais com larga experiência nas atribuições de regulação e fiscalização do mercado de capitais na CVM”. A vaga aberta é da diretora Flavia Perlingeiro.

Em junho, quando a indicação dos três nomes foi feita pela primeira vez após a saída do diretor Alexandre Costa Rangel, Lula decidiu apontar para a vaga a advogada Marina Copola, sócia de um escritório privado.

Na carta, também destinada ao ministro Fernando Haddad (Fazenda) e ao presidente da CVM, João Pedro Barroso do Nascimento, o sindicato lembra que a indicação de servidores de carreira para a diretoria da CVM atende a recomendação do TCU (Tribunal de Contas da União).

Em dezembro de 2020, a corte defendeu uma composição mais equilibrada do colegiado sob os aspectos da formação técnica e político-estratégica.

Além disso, o SindCVM afirma que a indicação de um servidor seria salutar “no sentido da valorização e reconhecimento daqueles que fazem a autarquia, contribuindo para que as decisões do colegiado tenham equilíbrio com a opinião e o voto de quem possui a experiência na área técnica e que se assenta nos princípios da administração pública”.

Fábio Zanini/Folhapress

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Mais para você