InícioEditorialEsportesSESI Bahia completa 75 anos, apoiando a indústria com serviços voltados para...

SESI Bahia completa 75 anos, apoiando a indústria com serviços voltados para a saúde, segurança do trabalho, educação e cultura

Quantas histórias podem ser contadas em 75 anos? No caso do SESI Bahia – que, em 2023, completa o marco de sete décadas e meia de atividades – são milhares. Fundado em 1948 com o objetivo de apoiar o trabalhador da indústria, ao longo da sua existência, o SESI chegou aos quatro cantos da Bahia, modulando a sua atuação e seu portfólio de soluções às demandas das indústrias e de seus trabalhadores. Agora, consolidada como uma instituição de excelência em soluções nas áreas de educação, cultura, promoção da saúde e segurança na indústria, quer chegar ainda mais longe, expandindo o seu alcance e assumindo novas missões e desafios. 

De acordo com o superintendente do SESI, Armando da Costa Neto, a entidade tem atuado sobre quatro pilares: educação, segurança do trabalho, saúde e cultura. “É uma satisfação notar o quanto avançamos, principalmente nos últimos anos, e o quanto temos contribuído com a sociedade baiana. Hoje, atuamos na educação atendendo a alunos de todo estado; contribuímos com o setor empresarial através dos programas de adequação às normas regulamentadoras e cuidados preventivos em saúde; além de promovermos os artistas e a cultura local nas nossas unidades, como o Teatro SESI Rio Vermelho, aqui em Salvador”, lista. 

O gestor afirma que o objetivo do SESI é ampliar cada vez mais o seu alcance e contribuir com um número ainda maior de pessoas nos próximos anos. “Nossas perspectivas são as melhores possíveis, pois temos uma missão muito nobre que consta no estatuto do SESI, que é fortalecer cada vez mais a parceria com as empresas e a sociedade, na promoção da educação, saúde e cultura”, diz. 

 Educação 

Atualmente o SESI conta com 9 mil alunos matriculados em 11 escolas nas cidades de Barreiras, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Salvador e Vitória da Conquista. A rede se prepara para inaugurar uma nova unidade em Teixeira de Freitas, com a perspectiva de cruzar a linha dos 10 mil estudantes.  

“Nossa rede de escolas atua tanto na educação regular como na educação de jovens adultos (EJA) e muito além da oferta de um ensino de qualidade, buscamos desenvolver no estudante a autonomia para que ele possa seguir avançando nos estudos ou ingressar de forma qualificada no mercado de trabalho”, explica a gerente executiva de Educação e Cultura do SESI, Cléssia Lobo. 

Em suas escolas, os alunos são estimulados a interagir com novas tecnologias e abordagens inovadoras, a exemplo das metodologias ativas e STEAM, que tem por objetivo fomentar a integração das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Além disso, as dinâmicas curriculares buscam explorar novos recursos pedagógicos e tecnológicos (robótica) e potencializar os aprendizados com programas específicos (iniciação científica).  “Nosso foco é construir de forma contínua, um ambiente tecnológico, mas que não deixa de fora o cuidado com o lado humano, pois apesar de toda a tecnologia embarcada no mercado de trabalho, as empresas e indústrias são feitas por pessoas”, afirma Cléssia. 

Casa da cultura

Além dos investimentos na ampliação da Rede SESI de Educação, a instituição também ampliou a oferta de espaços culturais de Salvador com a inauguração do Centro Cultural SESI Casa Branca, localizado na Avenida Caminho de Areia, 1.454, Cidade Baixa. O SESI Bahia investiu mais de R$ 14 milhões em recursos próprios nas obras de requalificação do casarão (Solar Machado), construção dos novos espaços e na implantação da Estação Ciência, museu tecnológico interativo inaugurado em novembro do ano passado.

O Centro Cultural Casa Branca é composto ainda pela Varanda da Casa Branca – espaço para apresentações artísticas e eventos corporativos –, a Sala Letieres Leite –, espaço de arte com capacidade para 127 lugares, e a Praça da Ciência, dotada de vários experimentos ao ar livre, que exploram conceitos da física, além de uma geodésia, que reproduz estrelas e constelações do céu noturno de Salvador.

Sede também da Orquestra Jovem SESI, o Centro Cultural SESI Casa Branca faz parte do complexo de educação, esportes e lazer do SESI de Itapagipe, que foi a primeira unidade do Sistema Indústria na Bahia, localizada no bairro onde a indústria baiana começou a se estruturar.

Saúde e segurança na indústria 

Outras áreas de fundamental importância na atuação do SESI Bahia são as de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), nas quais a instituição tem direcionado cada vez mais estratégias para apoiar a indústria com serviços voltados para a prevenção e promoção da saúde (SESI SAÚDE), por entender que este cuidado é uma forma de evitar o surgimento de doenças crônicas e como fator de aumento da produtividade.  

 “Além do trabalho que já desenvolvemos há muitos anos no auxílio às empresas para adequação das NRs (normas regulamentadoras), temos ampliado a atuação na atenção primária em saúde, pois a prevenção é um fator essencial no funcionamento das empresas”, comenta o gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Amélio Miranda.

“Hoje, quase 8% do PIB brasileiro é impactado por afastamentos e aposentadorias precoces e os valores de planos de saúde só crescem, por isso a importância de investir na prevenção e ampliar a idade produtiva dos trabalhadores”, completa. 

Segundo Amélio, a atuação do SESI no campo da saúde já alcança cerca de 4 mil empresas e mais de 180 mil pessoas são atendidas pela instituição na Bahia. Com um portfólio variado de soluções, a entidade tem desenvolvido produtos sob medida para áreas específicas, a exemplo da construção civil e da metalurgia, além dos programas com foco na qualidade de vida, atuando no combate ao sedentarismo e à obesidade. 

Instituto SESI

O SESI também amplia o foco em Saúde e Segurança na Indústria (SSI). Em 2022, investiu R$ 55 milhões na área com a inauguração do Instituto SESI de SST (Segurança e Saúde no Trabalho). Com o novo equipamento, a expectativa é ampliar em 50% a oferta de serviços voltados para o trabalhador da indústria e ampliar o atendimento particular para a comunidade. Situado na Avenida Orlando Gomes, no bairro de Piatã, ao lado da Escola SESI Djalma Pessoa, o novo espaço tem área total de 7.990 metros quadrados.

Na nova unidade também funciona a Escola SESI de Gestão em SST, voltada para capacitar profissionais que atuam na área de segurança e saúde no trabalho. A nova infraestrutura permitiu ao SESI ampliar a oferta de cursos de Gestão em SST, Normas Regulamentadoras (NR), Saúde e Bem-estar, além de soluções para gestão e consultoria em SST e serviços para atendimento a requisitos de NR.

Tecnologia

Outra área na qual a entidade se dedica é o fornecimento de soluções tecnológicas para atender as demandas de gestão das empresas, com plataformas como o SESI Viva+. Trata-se de solução que agiliza a gestão dos dados de saúde das empresas, automatizando a prestação de contas ao e-Social.  Para conhecer mais sobre a atuação e os serviços do SESI, acesse sesibahia.com.br. 

https://correio-cdn2.cworks.cloud/fileadmin/user_upload/correio24horas/2018/01/09/MARCA.png
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lira é vaiado ao lado de Lula: “Isso é uma falta de respeito”

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reclamou das vaias recebidas em...

Moradora de São Leopoldo (RS): ‘Não estão chegando muitas doações pro interior’

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul têm causado devastação em várias cidades,...

Processo de cassação de Moro está pronto para ser julgado no plenário do TSE

O ministro Floriano de Azevedo Marques liberou para julgamento no plenário do Tribunal Superior...

Mais para você