InícioEditorialPolítica NacionalSTF vai julgar no plenário virtual os próximos 6 réus do 8...

STF vai julgar no plenário virtual os próximos 6 réus do 8 de Janeiro

Depois de julgar e condenar os primeiros três réus pelos atos de 8 de Janeiro de 2023 em sessões presenciais na semana passada, o STF (Supremo Tribunal Federal) vai decidir sobre os próximos seis casos no plenário virtual. A presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, marcou sessão extraordinária para o julgamento com início na próxima terça-feira, 26, e previsão de término até 2 de outubro. Antes, os advogados de defesa têm até segunda-feira, 25, para enviar suas sustentações orais em vídeos. Os réus são João Lucas Vale Giffoni, Reginaldo Carlos Begiato Garcia, Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, Nilma Lacerda Alves, Davis Baek e Moacir José dos Santos. O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações, já havia pedido que a análise dos próximos da lista fosse transferida para o ambiente virtual para acelerar os mais de 200 processos. Esses são os casos considerados mais graves, de pessoas que invadiram e atacaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Em outros 1,1 mil casos, de integrantes do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, o STF autorizou a PGR (Procuradoria-Geral da República) a propor acordos.

Moraes negou nesta quarta-feira, 20, um pedido do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para que os julgamentos continuassem a ser feitos no plenário presencial. Os três primeiros réus dos mais de mil denunciados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram condenados a penas de 14 a 17 anos de prisão, além de multas. As longas sessões do julgamento incluíram divergências sobre os crimes, bate-boca entre ministros e ataques de advogados de defesa dos réus ao STF e seus integrantes.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Adriane Galisteu expõe relacionamento abusivo: “Na terapia”

Casada com Alexandre Iódice há 13 anos, Adriane Galisteu expôs ter vivido um relacionamento...

Mais para você