O surfista português Nic Von Rupp contou em entrevista ao jornal L’Équipe sobre a tentativa de resgate do brasileiro Marcio Freire. O veterano veio a óbito após se envolver em um acidente enquanto descia um dos grandes paredões da Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, nessa quinta-feira (5/1).
“Estávamos todos na água, eram por volta das 16h. Marcio pegou a primeira onda da série. Foi rebocado pelo Lucas Chumbo. Mas ele desapareceu por alguns minutos. Isso acontece o tempo todo. Nestes casos, a equipe de resgate vai buscar o surfista e nunca há problema. Ele desapareceu por três ondas. E todos nós sabemos que com o tempo de três ondas fica perigoso”, contou o português.
Segundo o surfista português, o brasileiro Lucas Chumbo o ajudou no resgate de Márcio Freire. A dupla tentou reanimar Marcio por 40 minutos.
“Então vi Lucas, que o pegou e conseguiu carregá-lo para colocá-lo no jet ski. Ele o levou de volta para a praia e tentamos ressuscitá-lo por 40 minutos. Quando você vê isso, você sempre pensa que ele vai voltar à vida. Você não pode acreditar que acabou”, afirmou.
Nic afirma que os salva-vidas saíram do local uns sete minutos antes do acidente, e que após o ocorrido o socorro demorou muito para chegar.
“Os salva-vidas do local saíram sete minutos antes da tragédia. A ambulância não estava mais lá quando precisávamos. Tivemos que ligar para eles e demorou muito”, contou Von Rupp.