InícioNotíciasPolíticaTarcísio de Freitas divide o bolsonarismo em 2023

Tarcísio de Freitas divide o bolsonarismo em 2023

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas encerra o ano sob a desconfiança do entorno de Jair Bolsonaro. A coluna conversou com pessoas próximas a ambos e mapeou os diferentes pontos de tensão entre o criador e a criatura que se consolidou como protagonista no cenário político, a ponto de ser lembrado para a disputa ao Planalto em 2026.

Integrantes do núcleo do ex-presidente enumeram motivos ao destacar um sentimento de decepção com Tarcísio. Empoderar inimigos de Bolsonaro é, sem dúvida, a crítica mais contundente.

Gilberto Kassab

Gilberto Kassab: secretário de Governo e Relações Institucionais de Tarcísio Fábio Vieira/Metrópoles

Gil Diniz Tarcísio

Deputado estadual Gil Diniz (PL) soltou o verbo em reunião com Tarcísio Alesp

Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas

O governador Tarcísio de Freitas visita o ex-presidente Jair Bolsonaro no hospital em São Paulo Assessoria Bolsonaro

Joice Hasselmann debate tv cultura candidatos eleicao sp 202016

TV Cultura também é alvo de críticas de bolsonaristas Rafaela Felicciano/Metrópoles

Eleito para comandar o estado mais populoso e rico do país tendo Bolsonaro como o principal fiador de sua campanha em 2022, Tarcísio escolheu Gilberto Kassab, que o ex-presidente “não engole”, para ser o segundo homem mais influente de seu governo.

À frente da poderosa Secretaria de Governo e Relações Institucionais, Kassab, presidente do PSD, coordena a distribuição de emendas parlamentares, instrumento que, em todo o Brasil, dá o tom na relação do Poder Executivo com o Legislativo. Com a ferramenta, o habilidoso dirigente tem colecionado filiações de prefeitos e vereadores em SP.

E, assim, turbinado o seu partido, que no âmbito nacional integra a base de Lula no Congresso.

A generosidade de Kassab com o PT na velocidade da distribuição dessas emendas também gerou irritação em deputados bolsonaristas como Gil Diniz (PL), um dos mais próximos do ex-presidente na Assembleia Legislativa.

Aliados de Bolsonaro argumentam ainda que, quando Flávio Dino foi indicado ao STF, Kassab foi um dos primeiros dirigentes a anunciar o apoio de seu partido ao comunista, apontado como um “algoz” do bolsonarismo.

O movimento do zero-dois de Tarcísio provocou uma reunião com lavação de roupa suja entre deputados do PL e o governador.

“Aturar o desprestígio” Já aliados de Tarcísio de Freitas defendem a relação de proximidade do governador com o dirigente do PSD:

“O Tarcísio é muito grato ao Bolsonaro, mas tem uma admiração imensa pelo Kassab. O Kassab é sofisticado, articulado e transita muito bem no Judiciário e nas classes política e empresarial. Tem um verniz diferente”, avaliou um aliado do governador, sob reserva.

Um outro foco de insatisfação do entorno de Bolsonaro com Tarcísio envolve o comando da Secretaria de Comunicação Social. A alegação é que Lais Vita Merces Souza, que comanda a pasta, teria “proximidade com o PSol” e tentaria afastar o governador dos ideais conservadores.

Apesar da crítica, a jornalista já assessorava Tarcísio quando ele era ministro da Infraestrutura.

Outras estocadas de aliados Bolsonaro, na mesma linha, envolvem os comandos da TV Cultura e da Fundação Padre Anchieta. A avaliação é que as programações estimulariam conteúdo crítico ao ex-mandatário.

Acenos de Tarcísio ao governo Lula, como na reforma tributária, também foram alvo de reclamações do campo conservador em 2023.

“Bolsonaro está muito insatisfeito com o Tarcísio, mas romper agora, depois de alçá-lo a governador de São Paulo, não seria inteligente. Por ora, resta aturar o desprestígio”, resume um importante nome do bolsonarismo no estado.

Se Tarcísio será candidato à Presidência em 2026, ainda não se sabe. Mas Bolsonaro já começou a estudar alternativas ao nome que, até o início deste ano, era dado como certo para receber seu apoio para enfrentar Lula.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lote de restituição do Imposto de Renda para o RS supera R$ 1,1 bi

São mais de 900 mil declarantes gaúchos na 1ª etapa; os pagadores de impostos...

Jaqueline Tzemos comemora mais um ano de vida com almoço entre amigas

Com simpatia e uma energia contagiante, Jaqueline Tzemos cria laços e cultiva amizades por...

Quase 12 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS

Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 11.932...

Mais para você