InícioTaxa de desemprego no país recua para 9,1%, aponta IBGE

Taxa de desemprego no país recua para 9,1%, aponta IBGE

A taxa de desemprego no país ficou em 9,1% no trimestre encerrado em julho, o que representa uma queda em relação ao trimestre anterior, quando o índice ficou em 10,5%. No mesmo período encerrado em julho do ano passado, o  desemprego ficou em 13,7%.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística.

De acordo com o IBGE, a taxa é a menor da série desde o trimestre encerrado em dezembro de 2015, quando também foi de 9,1%.

A pesquisa mostra que 9,9 milhões de pessoas estavam desocupadas entre os meses de maio e julho deste ano, o menor nível desde o trimestre encerrado em janeiro de 2016. Já o número de pessoas ocupadas foi de 98,7 milhões, um recorde na série histórica, iniciada em 2012.

Na avaliação da coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Adriana Beringui, duas atividades influenciaram a queda do desemprego em julho. Em “Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas”, houve acréscimo de 692 mil pessoas no mercado de trabalho. E, em “Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais”, foram abertos mais 648 mil postos de trabalho.

O destaque da pesquisa foi que o número de empregados sem carteira assinada chegou a 13,1 milhões, o maior em dez anos.

Já o número de pessoas desalentadas, que desistem de procurar emprego, caiu 5,0% em relação ao trimestre anterior.

Em relação aos rendimentos do trabalhador, depois de dois anos, o rendimento real voltou a crescer e chegou a R$ 2.693 no trimestre.

Economia Rio de Janeiro 31/08/2022 – 12:00 Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional IBGE Desemprego quarta-feira, 31 Agosto, 2022 – 12:00 2:16

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Organizador de fórum na Europa diz que pagou gastos de ministros do STF e autoridades

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil Fachada do STF 30 de abril de 2024 | 06:39 ...

Em abril, Moraes validou 48 acordos de acusados do 8 de Janeiro

O relator das ações no STF, ministro Alexandre de...

Mais para você