InícioLazer, vida e culturaSaúdeTCDF paga gratificação retroativa para conselheiros e procuradores

TCDF paga gratificação retroativa para conselheiros e procuradores

A gratificação retroativa aprovada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) aos próprios conselheiros e procuradores está em fase de liquidação, ou seja, de pagamento, nesta quinta-feira (26/12). O benefício, aprovado no último dia 11 de dezembro, é referente à “acumulação de acervo processual, procedimental ou administrativo” e será calculado desde 2018, de acordo com função que cada um ocupou no período.

Questionado pelo Metrópoles, o TCDF confirmou que o pagamento está na fase final, de liquidação, mas não informou o valor que cada conselheiro e procurador receberá. Segundo o TCDF, os números serão disponibilizados no Portal da Transparência, o que não ocorreu até as 19h30 desta quinta-feira.

A coluna apurou que a gratificação será de aproximadamente R$ 14 mil por mês e, considerando o retroativo, pode chegar à cifra milionária, dependendo da função acumulada.

Os conselheiros do TCDF e procuradores do Ministério Público de Contas têm salário de R$ 44 mil, o teto constitucional. A gratificação, porém, não é creditada como salário, portanto, não está submetida ao limite previsto em lei.

O TCDF aprovou o benefício para os próprios membros sob justificativa de que a gratificação é paga aos integrantes do Poder Judiciário e “deveria ter sido estendida, desde sua edição, aos membros dos Tribunais de Contas, com base na simetria constitucional de garantias, prerrogativas e vencimentos entre as duas carreiras”.

Na mesma sessão, em 11 de dezembro, os conselheiros aprovaram alteração no título dos próprios cargos, para serem chamados de “desembargadores de contas”. O TCDF é um tribunal administrativo, vinculado ao Poder Legislativo, e não ao Poder Judiciário. Porém, os membros da Corte de Contas justificam que a simetria entre os tribunais foi estabelecida pela Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF) e pela Constituição Federal.

O processo de criação da gratificação na Corte de Contas local começou em março de 2024, quando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) enviou ofício ao presidente do TCDF, conselheiro Márcio Michel, no qual solicitou a implementação do benefício, além do pagamento das parcelas vencidas referente ao quinquênio anterior a 2023.

“Assim, a Atricon vem, respeitosamente, requerer a V. Exª. que seja regulamentada no âmbito desse c. Tribunal a compensação pelo acúmulo de acervo processual ou de jurisdição instituída pelas Leis n. 13.093/2015 e 13.095/2015, bem como realizado, após a observância e o cumprimento dos requisitos legais, o pagamento das parcelas vencidas referente ao período (quinquênio) imediatamente anterior à regulamentação do benefício, com base nos fundamentos a seguir expostos”, diz trecho do documento da Atricon.

O Instituto OPS expressou “espanto” diante da aprovação da gratificação retroativa do TCDF e disse que ofereceu representação ao procurador-geral do Ministério Público de Contas, Demóstenes Albuquerque, no qual pede providências para a suspensão do pagamento. “Uma decisão assim pode abrir precedentes perigosos em todo o país, num efeito cascata para pagamento dessa mesma ou outras gratificações, de forma retroativa”, afirmou a organização.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dicas para Organizar uma Oficina Mecânica

Organizar uma oficina mecânica de forma eficiente é essencial para aumentar a produtividade, melhorar...

Exército envia ao STF explicações sobre visitas a militares presos; saiba o que foi dito

Cobrado por explicações sobre as visitas recebidas na prisão por militares investigados pela tentativa...

Bia Haddad perde da chinesa Xingyu Gao, 175ª do mundo, na estreia da United Cup

Beatriz Haddad Maia fez um jogo equilibrado com a chinesa Xingyu Gao, apenas 175ª...

Azerbaijan Airlines suspende voos para cidades da Rússia após acidente que matou 38 pessoas

A Azerbaijan Airlines anunciou nesta sexta-feira (27) a suspensão de voos para mais cidades...

Mais para você