InícioEditorialEsportesTorcedores do Corinthians protestam contra pedido de impeachment de Augusto Melo e...

Torcedores do Corinthians protestam contra pedido de impeachment de Augusto Melo e comemoram liminar

Centenas de torcedores corintianos — a maioria membros das torcidas organizadas alvinegras — foram nesta segunda-feira (2) ao Parque São Jorge para protestar contra o pedido de impeachment contra o presidente Augusto Melo. Os manifestantes começaram a chegar no começo da tarde, trajados em preto e branco, com faixas e instrumentos de batuque. O Conselho Deliberativo, que convocou a reunião, requisitou a presença da Polícia Militar, que enviou a Tropa de Choque à zona leste de São Paulo. Além de gritos de “Não vai ter golpe” e “se o impeachment aprovar, o pau vai quebrar”, os torcedores entoaram cânticos contra Andrés Sanchez e Duílio Monteiro Alves, antecessores de Melo e membros do grupo Renovação e Transparência, que ficou no poder entre 2007 e 2023.

O processo foi motivado por denúncias de irregularidades na gestão de Melo, incluindo indícios de lavagem de dinheiro e falta de transparência em contratos de patrocínio. A principal acusação está relacionada à atuação da empresa Rede Social Media Design, que intermediou o acordo com a ex-patrocinadora VaideBet. Segundo depoimento de um dos sócios da empresa à Polícia Civil, o serviço de intermediação foi solicitado por dirigentes do clube, mas não houve cobrança pelo trabalho, levantando suspeitas sobre a transação. Porém, em cima da hora, o presidente do Corinthians conseguiu uma decisão liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo que suspendeu a votação até que as investigações sejam concluídas. Os torcedores presentes comemoram bastante do lado de fora.

A oposição agora tenta derrubar a liminar para realizar a reunião extraordinária em outra data. Para ser aprovado, o impeachment precisava de maioria simples entre os membros do Conselho presentes na votação. Augusto Melo seria afastado, e Osmar Stábile, o primeiro vice-presidente, assumiria o cargo interinamente, com a responsabilidade de convocar uma assembleia-geral de sócios para a votação definitiva, que poderia depor o atual mandatário de vez ou conduzi-lo de volta à presidência. Há o temor, sobretudo entre os torcedores, de que o afastamento de Melo produza reflexos negativos na reta final do Campeonato Brasileiro, em que o Corinthians luta por vaga na Libertadores. Além disso, é provável que diretores abandonem seus cargos em solidariedade. Também deve seguir esse caminho o gerente-executivo de futebol, Fabinho Soldado.

Augusto Melo diz que o processo se trata de uma manobra da oposição para tirá-lo arbitrariamente do cargo. Nos dias que antecederam a votação, ele procurou costurar acordos políticos no clube e tentou barrar a votação judicialmente, mas não conseguiu. O presidente do Timão e seus aliados alegam que a investigação policial do caso VaideBet ainda não acabou e, portanto, a ação deveria ser extinta. Em texto publicado no Instagram, sem citar o imeachment, ele se manifestou pedindo apoio dos corintianos: “Não somos só um time, somos um movimento, somos resistência, somos o povo no poder”.

Veja publicação de Augusto Melo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por AUGUSTO MELO (@augustomelooficial)

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Eliana estreia na Globo, nega se sentir rebaixada e afirma que não teve brigas no SBT

(FOLHAPRESS) - Com saltos dourados e vestido reluzente, paparicada por artistas, aplaudida pela plateia...

Participante de Ilhados 2 expõe término da relação: “Estava no motel”

Larissa Pereira, participante de Ilhados com a Sogra 2, contou que seu casamento com...

Casal é preso com 500 porções de drogas em Lauro de Freitas

Homens da 81ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam um casal em flagrante por...

Peruíbe decreta estado de emergência após fortes chuvas

Nos últimos dias, a cidade de Peruíbe, localizada no litoral sul de São Paulo,...

Mais para você