Pela segunda vez no ano, a fábrica da Volkswagen no ABC paulista interrompe a produção por falta de peças. Três mil trabalhadores da montadora em São Bernardo do Campo entraram em férias coletivas nessa segunda feira e só voltam ao trabalho no dia 7 de julho. Por 10 dias 70% dos funcionários que trabalham na linha de produção da fábrica vão ficar afastados.
Segundo o sindicato dos metalúrgicos do ABC, além das férias coletivas, a montadora também anunciou a redução da jornada de trabalho e corte de salário. Quando voltarem das férias coletivas, os metalúrgicos terão uma redução de 12% na folha de pagamento e de 24% na jornada de trabalho.
A justificativa para as medidas é a falta de peças e componentes eletrônicos.
Segundo a montadora, apesar da alta na demanda por veículos novos, os automóveis não podem ser finalizados por falta de peças.
A planta da Volks de São Bernardo produz os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.
Em maio a montadora já tinha implantado o regime de férias coletivas para cerca de 2,5 mil pessoas também por falta de peças atrapalhando a produção dos veículos.
Economia São Paulo 27/06/2022 – 21:13 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional Férias Coletivas Wolkswagen segunda-feira, 27 Junho, 2022 – 21:13 1:13