Ele está chegando. O Festival de Verão está de volta, sábado e domingo (28 e 29). Foram três anos de hiato sem a festa, que também vai retornar ao Parque de Exposições – onde nasceu em 1999 e ficou por 17 edições consecutivas. O CORREIO preparou um guia com todas as informações para você não ter dor de cabeça no Festival, que, em 2023, tem como mote ‘Somos Mundo’.
Atrações, portões e abertura
O elenco de mais de 30 atrações, multigeracionais e de diversos gêneros musicais, se revezam nos dois palcos (Cais e Ponte), em um total de 17 shows, a partir das 16h (abertura dos portões, às 15h), no sábado e no domingo.
Além dos shows no palco principal, o evento apresenta ainda a Coke Studio Eletroarena, com um lineup formado por DJs locais (veja a lista de atrações ao fim do texto), um grande espaço da cerveja Devassa – em formato de geladeira, com 15m de altura –, que contará com uma série de surpresas, uma roda gigante e outras opções de entretenimento para os frequentadores.
Para ter acesso, é obrigatório ter em mãos o Ingresso do FV23 (físico ou digital) e um documento oficial com foto.
Transporte: Metrô
Para garantir a segurança e o conforto dos clientes que vão de metrô para o Festival de Verão 2023 (FV23), a CCR Metrô Bahia montou uma estratégia especial de operação. Nos dias da festa, 28 e 29 de janeiro, a Estação Mussurunga do Metrô, que fica próxima ao local dos shows, vai ter horário de embarque estendido até as 2h30, enquanto as demais estações funcionarão após o horário de encerramento normal (0h) exclusivamente para desembarque.
A concessionária também vai ampliar o quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs), reforçar a operação de vendas de bilhetes e aumentar a frota de trens, de acordo com a demanda.
Para evitar filas e garantir a integração tarifária, a dica é adquirir com antecedência a passagem do metrô para ida e volta. Quem já tem o Cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga por meio do Zap do Metrô, no número (71) 99688-0714, e pelos aplicativos Banco do Brasil (para correntista), PicPay, Citta Mobi e Recarga Pay, além da rede credenciada, formada por 2 mil pontos de vendas.
Os clientes também poderão fazer selfies nos espaços instagramáveis da estação Rodoviária, que estão disponíveis desde o dia 20 e seguem até 30 de janeiro.
Transporte: Ônibus
A Secretaria de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial para o evento. Com a abertura dos portões às 15h e encerramento às 2h30, a operação visa a garantir o atendimento para quem optar por utilizar o transporte público, especialmente na volta pra casa.
A operação de transporte ocorrerá normalmente durante o período de chegada para os shows. Para a saída, o horário de atendimento será ampliado, com ônibus saindo até as 3h30 das estações de transbordo em direção aos principais corredores da cidade.
A partir das 21h30, cerca de 30 veículos de frota reguladora serão disponibilizados para a operação, e serão distribuídos entre as estações Mussurunga, Pirajá e Terminal Acesso Norte. Além disso, o metrô tem a última saída da Estação Mussurunga prevista para as 2h30.
Os reguladores alocados na Estação Mussurunga darão atendimento às regiões de Cajazeiras, avenidas Aliomar Baleeiro, Luís Viana (Paralela), São Rafael, e também à orla. Já os veículos na Estação Pirajá passarão pela avenida Barros Reis, rua Cônego Pereira, avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), Valéria e Estrada de Campinas.
Os reguladores do terminal Acesso Norte darão atendimento à rua Silveira Martins, Estrada da Liberdade, Avenida San Martin e Caminho de Areia. Os ônibus da frota reguladora ficarão à disposição da equipe de fiscalização da Semob e serão utilizados de acordo com a demanda. Agentes de trânsito e transporte estarão nas estações para orientar os usuários sobre a operação do Festival.
Cidade da Música
– São mais de 7 mil profissionais envolvidos em todas as etapas do Festival de Verão. Desde a montagem até a pós-produção do evento, que vai contar com 20h de música.
– Foram 30 dias para montar toda a estrutura de palco, banheiros, entradas, espaços de interação, praças de alimentação, pista e camarote. Mais de 1500 toneladas de estrutura metálica foram utilizadas nesse processo.
– Os 70 mil m2 de estrutura física conta com 18 toneladas de luz e LED. A quantidade de geradores utilizados para o FV23 é suficiente para alimentar uma pequena cidade, segundo a produção.
Itens permitidos
- Chapéu ou boné
- Capa de chuva
- Celular
- Bolsa/Mochila
- Óculos de sol
- Protetor solar e labial
- Canga
- Câmera portátil
- Álcool em gel
- Carregador de celular
Itens proibidos
- Alimentos e bebidas
- Copos, latas e garrafas
- Objetos cortantes pontiagudos
- Objetos de vidro
- Fogos de artifício
- Guarda-chuva
- Capacete
- Substâncias inflamáveis ou tóxicas
- Perfumes, cosméticos e desodorantes
- Correntes ou cinturões
- Bastão para tirar foto
- Bancos ou cadeiras
- Animais
- Cartazes feitos com papelão grosso ou fixados a madeiras
- Câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais ou com lente destacável
- Arma de fogo ou arma branca
- Bicicleta, skate ou qualquer tipo de veículo, motorizado ou não
PROGRAMAÇÃO DOS PALCOS PRINCIPAIS
ABERTURA DOS PORTÕES: 15h
Sábado – 28/01 – a partir das 16h (shows na ordem)
- Quabales (show de abertura)
- Filipe Ret convida Caio Luccas
- Orochi convida Djonga
- Criolo convida Ney Matogrosso
- Margareth Menezes convida Majur e Larissa Luz
- Gilberto Gil convida Caetano Veloso
- Carlinhos Brown convida Duda Beat e Àttooxxá
- Momento Devassa
- Ivete Sangalo convida Luedji Luna
- Ferrugem convida Xande de Pilares
Domingo – 29/01
- Quabales (show de abertura)
- Xamã convida Gilsons
- Saulo convida Marina Sena
- Jão convida Pitty
- Luisa Sonza convida Alcione
- Bell Marques
- Baiana System e Olodum (Olodumbaiana)
- Léo Santana
- Momento Devassa
- Ludmilla convida Glória Groove
COKE STUDIO ELETROARENA
SÁBADO – 28/01
- Malayka SN + Kay Okan
- Larapio + Noize Men
- Mirands + Freshprincedabahia
- Rodrigo Bouzon + Kimehra
- DOMINGO – 29/01
- Belle + Nai Kiese
- LA + Naylson Carvalho
- Jerônimo Sodré + Ubuntu
- Karmaleoa + Lucio K