InícioEditorialVaríola dos macacos: Bélgica é o 1º país a impor quarentena a...

Varíola dos macacos: Bélgica é o 1º país a impor quarentena a doentes

A Bélgica se tornou a primeira nação a impor quarentena para infectados pela varíola dos macacos. O país tem quatro casos detectados até o momento.

De acordo o jornal belga La Libre, autoridades sanitárias tomaram a decisão na sexta-feira (20/5) após consultar o Grupo de Avaliação de Riscos da Bélgica (RAG). Para evitar a disseminação da doença, quem for diagnosticado com a varíola dos macacos será obrigado a cumprir isolamento de 21 dias.

Entenda o que é a varíola de macacos, que causa surto na Europa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que a expansão da vigilância e dos testes deve levar a um aumento no diagnóstico de casos pelo mundo. Segundo a entidade, até esse sábado (21/5), haviam sido confirmados 94 casos em 15 países onde o vírus não é endêmico.

“As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos”, informou a OMS, em comunicado.

  • Varíola dos macacos
    Mundo
    OMS confirma 94 novos casos de varíola dos macacos e prevê aumento
  • presidente dos EUA Joe Biden discursa em um palanque. é possível ver, em destaque, a bandeira do país ao fundo
    Mundo
    Biden sobre varíola dos macacos: “Todo mundo deveria se preocupar”
  • Criança fazendo testagem para identificar motivo de algo que está na pele - Metrópoles
    Saúde
    Varíola de macaco: pesquisador da Fiocruz diz que momento é de cautela
  • Essa doença infecciosa é endêmica em alguns países da África Ocidental e Central. A doença foi diagnosticada pela primeira vez em humanos em 1970 e, de acordo com o perfil dos pacientes infectados atualmente (homens gays ou bissexuais, em sua maioria), provavelmente é transmitida por meio do sexo sem proteção, além de pelo contato com lesões em pessoas doentes ou gotículas liberadas durante a respiração.

    “O que parece estar acontecendo agora é que ela entrou na população como uma forma sexual, como uma forma genital, e está se espalhando assim como as infecções sexualmente transmissíveis, o que amplificou sua transmissão em todo o mundo”, disse David Heymann, funcionário da OMS e um especialista em doenças infecciosas, à agência Reuters.

    Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão, calafrios e bolinhas que aparecem no corpo inteiro (principalmente rosto, mãos e pés) e evoluem, formando crostas, até cair.

    Caso suspeito na América do Sul

    Uma pessoa que voltou de viagem à Espanha no último dia 16 de maio procurou um hospital em Buenos Aires, capital da Argentina, neste domingo (22/5) com lesões pelo corpo. Os sintomas e o histórico de viagem para a Europa transformaram o paciente no primeiro caso suspeito de infectado pela varíola dos macacos na América do Sul.

    De acordo com o jornal Clarín, o paciente está em boas condições gerais e teve material coletado para a realização de um exame que pode confirmar ou descartar o diagnóstico.

    O post Varíola dos macacos: Bélgica é o 1º país a impor quarentena a doentes apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Responsabilidade fiscal não é aderir ao Executivo, diz Pacheco

    Foto: Roque de Sá/Agência Senado Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) 28 de abril...

    Meghan foge de viagem e Harry deve ir sozinho a evento em Londres

    Ao que tudo indica, o príncipe Harry deve retornar a Londres sozinho em apenas...

    Exclusivo: Gyselle Soares negocia participação em game show da Record

    A Record já anunciou o novo programa de sua grade, Acerte ou Caia, que...

    Onda de calor atinge seis estados brasileiros com alerta de perigo

    Uma onda de calor com alerta de perigo está afetando seis estados do Brasil,...

    Mais para você