O Vaticano deu, neste sábado (20/5), mais um passo no processo de beatificação do surfista e seminarista brasileiro Guido Schäffer. Em decreto do Dicastério das Causas dos Santos, Guido foi reconhecido como venerável e teve as “virtudes heróicas” reconhecidas.
“Neste sábado, o #PapaFrancisco também reconheceu as virtudes heroicas do Servo de Deus Guido Vidal França Schäffer, Seminarista. Nascido em 22 de maio de 1974 em Volta Redonda, faleceu em 1º de maio de 2009 no Rio de Janeiro”, informou o Vaticano nas redes sociais.
O processo de beatificação teve início em 2015. Guido Schäffer estudava teologia no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio de Janeiro. Seus defensores atribuem a ele uma série de milagres.
O seminarista morreu em 1º de maio de 2009, aos 34 anos, enquanto surfava na praia do Recreio. Uma prancha solta atingiu a nuca dele, o que causou uma contusão. A pancada o fez desmaiar e se afogar.
Aqueles que reconhecem milagres de Guido acreditam que a figura de um santo carioca, jovem e esportista, pode ajudar a Igreja a se reconectar com o público mais jovem.
Nas redes sociais, o perfil de Guido no Instagram comemorou:
“Neste sábado, 20/05/2023, recebemos a feliz notícia do reconhecimento das virtudes heroicas do Servo de Deus Guido Vidal França Schäffer, através da Promulgação do Decreto do Dicastério das Causas dos Santos”, diz a publicação.
“Com o mesmo empenho continuaremos divulgando o Venerável Guido Schaffer, pedindo sua intercessão e aguardando que possamos ter um milagre reconhecido para que ele se torne beato”, continua a postagem.