InícioEditorialEntretenimentoVeja possível motivo de “apagão do sexo” entre jovens

Veja possível motivo de “apagão do sexo” entre jovens

Atualmente, a ciência tem dedicado diversas pesquisas para estudar a relação entre os jovens e o sexo, e é unânime: a geração atual está transando cada vez menos e buscando cada vez mais o auxílio de terapia sexual.

Apelidado de “apagão sexual”, o fenômeno foi observado pelos estudiosos do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, e pelo Departamento de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, considerando-se a faixa etária de 18 a 24 anos, 31% dos homens e 19% das mulheres disseram não ter tido relações nos 12 meses anteriores. Em 2002, menos de 20% deles e 15% delas diziam não ter transado nesse mesmo intervalo de tempo.

Sendo a sexualidade um fenômeno com partes psicológicas, fisiológicas e sociais, é difícil definir um ponto único de influência para a diminuição do comportamento sexual de toda uma geração. Contudo, direta ou indiretamente, o fato é que os números podem ser, também, consequência da maior taxa de ansiedade.

Sexo

O bem-estar sexual é considerado um dos pilares da boa saúde pela OMS Getty Images

Pílula anticoncepcional – contraceptivo – sexo – gravidez

O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) Getty Images

Sexo menopausa

A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida Larry Williams/Getty Images

Sexo

Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional Getty Images

Sexo silencioso

Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do Metrópoles, traz dicas para melhorar sua vida sexual George Doyle/Getty Images

Sexo

O sexo não deve causar dor Getty Images

cenas de sexo

Pessoas sexualmente ativas devem fazer exames médicos periodicamente para assegurar a saúde Getty Images

casal debaixo dos lençóis sexo transa

Brasileiro inicia vida sexual aos 18 anos e tem, em média, 10 parceiros na vida, indica pesquisa conduzida pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) Getty Images

sexo

O sexo é considerado uma atividade física Mizuno K/Pexels

sexo verão

A prática traz diversos benefícios. Queima calorias, melhora a autoestima, aumenta a qualidade do sono, diminui o estresse, colabora com a saúde cardiovascular etc Adam Kontor/Pexels

“O mundo, o mercado de trabalho e a economia cada vez mais agressiva têm trazido um senso de urgência negativa e uma desesperança para a geração atual, o que contribui para uma ansiedade generalizada”, elucida o terapeuta sexual André Almeida.

Além disso, o especialista lembra que o próprio processo de flerte tem sido constantemente reconfigurado, e há outras formas de se chegar ao comportamento sexual, inclusive aplicativos específicos para isso.

“Podemos pensar também no próprio ‘lidar’ com o sexo e na masculinidade tóxica, que vem com as gerações anteriores, e inflaciona a quantidade de comportamentos sexuais que têm em censos e pesquisas para a manutenção de seu status quo”, diz.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento

O cantor sertanejo Luan Santana e a influenciadora Jade Magalhães estão vivendo um momento...

Suspeito de tráfico é detido com arma e drogas no Extremo Sul da Bahia

Em ação na manhã desta quinta-feira (21), durante a Operação Força Total, policiais da 88ª...

Mais para você