A invencibilidade fora de casa também chegou ao fim. Na noite desta sexta-feira (19), o Vitória perdeu o segundo jogo consecutivo na Série B, o primeiro como visitante. Foi derrotado por 2×0 pelo Mirassol, na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo. Antes, o time comandado por Léo Condé havia perdido para o Atlético-GO, no Barradão.
Autores dos gols do jogo, Cristian e Fernandinho foram os primeiros jogadores a conseguirem vazar a defesa do Leão fora de casa. E, pela primeira vez, o ataque rubro-negro passou em branco no torneio.
O técnico Léo Condé escalou o time com duas mudanças. O volante Diego Fumaça substituiu Rodrigo Andrade, suspenso. Por opção, Thiago Lopes entrou no lugar de Matheusinho, que iniciou no banco dessa vez. Pouco criativa e ofensiva, a equipe não apresentou o bom futebol das cinco primeiras rodadas, quando venceu Ponte Preta, ABC, Londrina, Ceará e Botafogo-SP.
A derrota para o Mirassol não tirou o Leão da liderança da Série B porque o Atlético Goianiense empatou com o Avaí (0x0), mas, com 15 pontos, o rubro-negro não tem mais o posto garantido. Pode ser ultrapassado por Criciúma, Guarani e Botafogo-SP, que ainda entrarão em campo nesta 7ª rodada. Os dois últimos têm chances muito remotas, pois, com 12 pontos, precisam também golear para tirar saldo de gols. Já o Criciúma, com 14 pontos, passa o time baiano se vencer o Ceará no domingo, em Santa Catarina.
O próximo jogo do Leão é quarta-feira (24), às 19h, contra o CRB, no Barradão. No mesmo horário, só que um dia antes, o Mirassol visita o Botafogo-SP. Os confrontos são válidos pela 8ª rodada da Série B.
Bola em jogo
O primeiro lance perigoso do jogo foi protagonizado pelo Mirassol logo aos cinco minutos. Os donos da casa chegaram ao ataque com boa troca de passes. Chico Kim tocou para Fernandinho e ele serviu com capricho Gabriel. De cara para a meta, ele chutou em cima de Lucas Arcanjo e viu o goleiro rubro-negro sair melhor na foto com bom reflexo.
O Vitória tentou reagir em contra-ataques. Primeiro, Zé Hugo avançou em velocidade e deixou a marcação para trás, mas mandou por cima do travessão. Depois, Welder bateu de primeira próximo à área, em chute rasteiro que também foi para fora.
A melhor chance do rubro-negro na etapa inicial saiu dos pés de Osvaldo. Aos 23 minutos, o destaque do time dominou a bola após saída errada do Mirassol e chutou de muito longe. Com desvio na defesa, exigiu boa defesa de Muralha, que caiu no canto e evitou o gol.
Depois de ser pressionado, o Mirassol voltou a se lançar ao ataque. A primeira tentativa de Cristian terminou com a bola em linha de fundo ao ser desviada pelo zagueiro Camutanga. O atacante não desistiu de abrir o placar e, nos acréscimos, carimbou a rede. Aos 48 minutos, Manoel cruzou, Lucas Arcanjo defendeu e dividiu com Negueba, a bola ficou viva na área e Cristian apareceu e empurrou para o gol: 1×0. Os jogadores do Vitória reclamaram de falta no goleiro, mas o VAR validou o lance.
O Mirassol foi para o intervalo embalado e voltou do mesmo jeito. Os donos da casa ampliaram o placar três minutos depois que o jogo recomeçou. Sem afobação, Chico Kim esperou Fernandinho passar e tocou na medida. Ele também não teve pressa e chutou cruzado para alegria da torcida paulista: 2×0.
De cabeça, o zagueiro Luiz Otávio tentou ampliar, mas a bola ficou com Lucas Arcanjo. Depois, Manoel tentou deixar o dele. O chute forte parou nas mãos de Lucas Arcanjo, que deu rebote, aproveitado pelo próprio Manoel. Dessa vez, ele mandou por cima do travessão. O time baiano não mostrou poder de reação e ainda escutou os gritos de olé da torcida rival no final do jogo.
Mirassol 2×0 Vitória (Série B do Brasileiro – 7ª rodada)
Mirassol: Alex Muralha, Lucas Ramon, Thalisson Kelven, Luiz Otávio e Manoel (Guilherme Biro); Yuri Lima (Rodrigo Sam), Gabriel e Chico Kim (Camilo); Cristian (Kauan), Fernandinho (Vico) e Negueba. Técnico: Mozart.
Vitória: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Marcelo; Léo Gomes (Gegê), Diego Fumaça e Thiago Lopes (Rafinha); Osvaldo (Diego Torres), Welder (Tréllez) e Zé Hugo (Matheuzinho). Técnico: Léo Condé.
Estádio: Maião, em Mirassol (SP)
Gols: Cristian, aos 48 minutos do 1º tempo; Fernandinho, aos 3 minutos do 2º tempo
Cartão amarelo: Yuri Lima; Léo Gomes, Diego Fumaça
Público: 1.971 pagantes
Renda: R$ 29.560,00
Arbitragem: André Luiz Skettino Policarpo Bento, auxiliado por Leonardo Henrique Pereira e Celso Luiz da Silva (trio de Minas Gerais).