InícioEditorialPolítica NacionalZambelli na PF, Delgatti na CPMI e julgamento sobre porte de drogas...

Zambelli na PF, Delgatti na CPMI e julgamento sobre porte de drogas marcam semana em Brasília

A semana da política em Brasília começa com a Câmara dos Deputados como foco do Legislativo. Para a segunda-feira, 14, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), antecipou que fará um novo encontro com líderes e com o relator Cláudio Cajado (PP-BA) para definir a votação do novo arcabouço fiscal e discutir as mudanças feitas no texto pelos senadores. Outro projeto que deve voltar à discussão é o fatiamento do PL das Fake News, sob a relatoria do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), retirado de pauta em maio por falta de apoio para aprovação. Ainda na Casa Baixa, a CPI do MST tem diligências marcadas no Estado de Goiás, incluindo visita ao assentamento em Palmeiras de Goiás e à sede do Incra. Após o cancelamento da convocação do ministro Rui Costa por decisão de Lira, e da mudança às pressas de membros do colegiado, o Republicanos deve formalizar a indicação dos novos representantes do partido, em meio às negociações para selar a entrada da legenda no governo Lula 3.

Outras comissões também terão discussões em destaque. A CPI das Apostas fará a votação de propostas, e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vai discutir “Forças Armadas e a política: limites constitucionais”. Já a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle terá uma reunião sobre os “bens recebidos no governo Lula”, com a participação de ministros de Estado e membros do Tribunal de Contas da União e da Casa Civil.  Ainda no Congresso Nacional, a semana será marcada pela oitiva do fotógrafo Adriano Machado, da agência de notícias Reuters, na CPMI do 8 de Janeiro. Alvo de oito pedidos de requerimento, o profissional deve ser questionado sobre vídeo em que aparece atrás de um grupo de pessoas que arromba a uma porta de vidro na antessala do gabinete da Presidência da República. Na sexta-feira, 18, a comissão parlamentar fará uma nova oitiva, desta vez de Walter Delgatti Netto, conhecido como o hacker do “Vaza Jato”. Delgatti foi preso pela Polícia Federal em operação que também teve como alvo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). À corporação, ele admitiu fazer parte de um plano para boicotar as eleições de 2022 e falou sobre uma reunião com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as urnas eletrônicas.

No Judiciário, a semana reserva o retorno na quinta-feira, 17, da discussão sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, relator do caso. Antes disso, a Corte deve dar continuidade no julgamento sobre a constitucionalidade da figura do juiz de garantias, após voto de estreia do ministro Cristiano Zanin, que acompanhou a divergência aberta pelo ministro Luiz Fux e se manifestou favorável à medida. O placar é de 2 a 1. Já em plenário virtual, o Supremo poder formar maioria e aceitar a denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) contra a deputada federal Carla Zambelli. A parlamentar é acusada de por ilegal de arma e constrangimento em episódio ocorrido em outubro, na véspera das eleições.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você