InícioEditorialZema tem chance de vencer em primeiro turno em MG. Em SP,...

Zema tem chance de vencer em primeiro turno em MG. Em SP, Haddad lidera

Em Minas, as eleições devem acabar no primeiro turno. São Paulo e Rio de Janeiro devem ter segundo turno.

Romeu Zema (Novo) lidera a disputa pelo governo de Minas Gerais, com 56% dos votos válidos. Isso foi o que mostrou a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 1º.  Em seguida, vem Alexandre Kalil (PSD), que soma 35%. O resultado indica que a eleição em Minas Gerais deve acabar em primeiro turno, com a recondução de Zema ao cargo. 

Ainda segundo o Datafolha, Carlos Viana (PL) vem em terceiro, com 5%. Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB) e Marcus Pestana (PSDB) têm 1% cada.

Cleitinho lidera a disputa pelo Senado, com 36% dos votos válidos. Alexandre Silveira (PSD), que tenta a reeleição para o cargo, tem 31%. Terceiro colocado na disputa, Marcelo Aro (PP) aparece com 17%. Sara Azevedo (PSOL) e Bruno Miranda (PDT) somam 5% cada. Pastor Altamiro Alves (PTB) tem 4%. Irani Gomes (PRTB), Dirlene Marques (PSTU), Naomi de Almeida (PCO) têm 1% cada.

A pesquisa foi feita de sexta-feira (30) até este sábado (1º), com 2.650 eleitores. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o número MG-04343/2022.

Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), segue na liderança da disputa estadual com 44% dos votos válidos. Em segundo lugar, aparece Marcelo Freixo (PSB), com 35%.  Castro manteve a mesma porcentagem em relação ao levantamento anterior, de 29 de setembro. Já Freixo cresceu 4 pontos porcentuais (pp), de 31% para 35%.

Em terceiro lugar aparece Rodrigo Neves (PDT) com 10%. Ele é seguido de Paulo Ganime (Novo), com 4%. Juliete Pantoja (UP), Wilson Witzel (PMB) e Eduardo Serra (PCB) estão empatados com 2% cada. Cyro Garcia (PSTU) e Luiz Eugênio (PCO) têm 1% cada. Witzel, porém, teve a candidatura barrada devido à punição imposta na ação de impeachment que o afastou de vez do cargo em abril de 2021. Segundo o TRE-RJ, os votos dados a ele serão considerados nulos.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

No cenário de segundo turno, Castro segue à frente de Freixo, com 46% contra 40%. A vantagem de Castro, no entanto, é um pouco menor se comparada ao levantamento anterior, quando tinha 8 pp a mais que seu adversário. De acordo com a pesquisa, branco/nulo/nenhum somam 10% e não sabe, 4%.

Romário (PL) segue na liderança nos votos válidos na corrida pelo Senado e soma 35%, mesmo patamar registrado na última pesquisa. A distância para os rivais, contudo, mantém tendência de queda. Na sequência, aparece Alessandro Molon (PSB) com 21%, seguido de Clarissa (União Brasil) com 16%. O deputado federal Daniel Silveira (PTB) aparece na sondagem com 10% dos votos válidos nas intenções de voto, mesmo porcentual do presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT). Cabo Daciolo (PDT) acumula 5%.

 O levantamento, contratado pela Folha e pela TV Globo, foi realizado na sexta-feira (30) e neste sábado (1º) e entrevistou 2.550 eleitores em 40 municípios no estado. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-07599/2022.

São Paulo

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) aparece com 39% das intenções de votos válidos para o governo de São Paulo, segundo a mesma pesquisa, divulgada neste sábado (1º), véspera do primeiro turno das eleições de 2022.

Candidato do Republicanos, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas confirma a segunda posição com 31% das intenções de votos. O atual governador do Estado, o tucano Rodrigo Garcia, aparece com 23%. Essa pesquisa considera apenas os votos válidos, não contabilizando, portanto, os votos brancos e nulos e indecisos.

A Pesquisa Datafolha de intenção de votos para o governo de São Paulo mostra o atual governador Rodrigo Garcia derrotando numericamente o ex-prefeito Fernando Haddad no segundo turno. Contra Haddad, o governador teria 43% dos votos totais contra 42% do petista, um empate técnico segundo da pesquisa. Os votos em brancos e nulos somariam 12% e 3% dos entrevistados não souberam responder.

No cenário de um segundo turno entre Haddad e Tarcísio de Freitas, o petista venceria com 46% dos votos contra 41% do candidato apoiado por Bolsonaro. Os votos brancos e nulos somam 10% e 3% dos entrevistados não souberam responder.

O candidato Márcio França (PSB) continua a liderar a corrida ao Senado por São Paulo com 45% dos votos válidos, informa a pesquisa Datafolha. O ex-governador é seguido do ex-ministro Marcos Pontes (PL), que tem 31%. No levantamento anterior, da última quinta-feira (29), França tinha 47%, enquanto Pontes marcava 30%.

Entre os demais candidatos, Edson Aparecido (MDB) soma 6% dos votos válidos. Janaina Paschoal (PRTB) tem 5%. Aldo Rebelo (PDT) e Vivian Mendes (UP) contam com 3% cada, enquanto Antônio Carlos (PCO), Ricardo Mellão (Novo) e Professor Tito Bellini (PCB) têm 2% cada. Dr. Azkoul (DC) soma 1%. Já a candidatura coletiva do PSTU, Mancha Coletiva Socialista, não pontua.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos A pesquisa ouviu 3,7 mil pessoas entre sexta-feira, 30 de setembro e hoje, 1º de outubro, em 79 municípios paulistas. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-09987/2022.
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

CBMBA envia 22 bombeiros para o Rio Grande do Sul

Os militares vão dar apoio às ações para minimizar os estragos relacionados à chuva...

Lula recebe premiê do Japão de olho no mercado para carnes

Fumio Kishida irá a Brasília e a São Paulo; os 2 líderes devem falar...

Sobe para 12 número de corpos achados em buscas por PM desaparecido

São Paulo — Policiais militares ambientais encontraram, nessa quinta-feira (2/5), duas ossadas humanas na Vila...

Mais para você