ITAMARAJU | Alunos do terceiro semestre da Facisa Publicam Artigo em Revista Científica

A publicação científica deveria ser uma constante no mundo acadêmico, no entanto, está limitada às instituições de ensino que buscam a excelência. Pode-se assim, constatar que um percentual elevado de profissionais que já concluíram o ensino superior, nunca publicou um artigo científico, visto que, em muitos casos, o máximo que fizeram foi a monografia (Trabalho de conclusão de curso), naquelas faculdades que exigem para conclusão do curso.

Nada obstante, é de suma importância na formação profissional, sobretudo, nos cursos em que o profissional trabalha diretamente com processos e projetos, e, por falta de preparação, copiam e colam, reproduzindo assim, trabalhos profissionais que geram desinteresse porque não acrescentará nada.

Assim, o MEC vem tratando esse assunto de forma mais enérgica, fazendo com que professores e alunos produzam trabalhos científicos, partindo do princípio de que todo curso de bacharelado está ligado diretamente à cientificidade, e, por isso, vem conceituando as instituições educacionais nesse quesito.

Neste sentido, alguns artigos científicos produzidos pelos alunos da FACISA foram ou estão sendo avaliados pela Revista científica RICCS, orientados pelo Professor Dr. Jackson Cordeiro de Almeida, na disciplina de Direito e Movimentos Sociais, onde recebemos a primeira aprovação para publicação de um artigo científico com o tema sobre “A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E OS DESAFIOS NO INGRESSO AO MERCADO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU-BA”, tendo como autores  os alunos Jhúlia Moura PIRES, Michel Frois Oliveira e Patrick Guimarães da SILVA, autores, receberam a declaração de publicação que acontecerá na próxima edição da citada revista.

A declaração deverá ser inserida em seus currículos como produção científica, enriquecendo de forma significativa os seus currículos, diferenciando-os, em relação aos profissionais no mercado de trabalho.

A pesquisa científica é um dos pilares do ensino Superior, que deverá ser constantemente desenvolvida juntamente com os estudantes. Os estudantes aqui mencionados da FACISA terão seu artigo publicado na Revista RICCS –  de ciências e Saúde na primeira edição.

Para o Professor Orientador desse Artigo, Dr. Jackson Cordeiro de Almeida, juntamente com a Professora Nathália dos Santos Lima e Emanuel Vieira Pinto, essa publicação representa o reconhecimento da qualidade científica do trabalho realizado pelos estudantes. “O artigo passou por um rigoroso processo de seleção por profissionais com experiência na área”.

Essa publicação é muito importante para o currículo acadêmico dos alunos, o que representa um diferencial em futuras seleções para mestrado e doutorado, bem como critério de desempate para concursos públicos, sem falar que é um importante mecanismo de divulgação da pesquisa realizada.

Aos docentes envolvidos também deve ser ressaltado que a pesquisa é extremamente importante no período acadêmico, pois agrega conhecimento, experiências e novos pontos de vista. “É sempre importante analisarmos todas as situações, fazemos isso através do que conhecemos e muitas vezes o que entendemos não é o suficiente, portanto, é importante querer conhecer todas as formas, de diversos ângulos.

Para o universo acadêmico é de extrema importância aprofundar os estudos, manter-se informado, buscar o novo e publicar artigos. As publicações são de extrema importância para a carreira de um estudante, pois agregam no currículo lattes, que são exigidos em muitos concursos, e ainda, para dar prosseguimento à vida acadêmica”. Destaca também, que ter um trabalho publicado em um periódico científico registrado pela CAPES significa a excelência da produção.

Demonstrar aos alunos a importância de conduzir a pesquisa com seriedade e afinco, justamente para que este tipo de reconhecimento ocorra. Entendemos que o objetivo da pesquisa é justamente levá-la para além dos “muros” da Faculdade, contribuindo, em alguma medida, com os anseios da sociedade acerca dos temas investigados.

É também uma excelente forma de divulgar a seriedade e a excelência com a qual a FACISA vem conduzindo o ensino aprendizagem destacando-se entre as melhores, não apenas no contexto regional e sim nacional.

Por | Ascom FACISA

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!