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ITAMARAJU | FACISA ganha mais um Doutor no seu quadro de Professores

A FACISA – (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Itamaraju) acaba de ganhar mais um Doutor no seu quadro de Professores. 

No último dia 18 de Fevereiro de 2017 em Vitória do Espírito Santo, o Professor Doutor Jackson Cordeiro de Almeida defendeu sua tese de Doutorado que tinha como título  GESTÃO DEMOCRÁTICA UMA VISÃO HOLÍSTICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 2014 a 2016. Segundo o Doutor Jackson Cordeiro o referente estudo apresenta uma análise da administração de uma Instituição de Ensino Superior, com relação à temática que reflete os aspectos voltados para o papel do gestor acadêmico, considerando as suas ações, a convivência em uma IES e as possibilidades de uma prática democrática, com ênfase no diálogo que visa romper com a separação entre concepção e execução, entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática.  Buscando resgatar o controle do processo do produto do trabalho pelos educadores. A importância do estudo da gestão democrática, passou desde processo de evolução da educação superior brasileira até sua reestruturação e reformulação desde o pedagógico-educativo até a figura do gestor das Instituições de Ensino Superior (IES).

Teve como objetivo analisar a forma como a Gestão Democrática está sendo desenvolvida na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, localizada no Extremo Sul da Bahia. Interpretar as manifestações pedagógicas da gestão democrática da educação na FACISA relacionada ao contexto atual da educação superior brasileira; compreender teoricamente o processo de construção da gestão democrática associando as nuances típicas de uma IES privada; analisar a participação efetiva da comunidade acadêmica e externa no processo de construção de uma IES de qualidade (coordenadores, professores, pessoal de apoio, alunos, e sociedade civil).

A investigação delineada nesta pesquisa ocorreu no período de 2014 – 2016 se caracterizando como estudo de caso. A opção pelo estudo de caso se justificou pelo fato de suas características se aproximarem desse tipo de investigação, e por apresentar possibilidades de gerar conhecimentos específicos sobre a realidade de forma natural, complexa atualizada.

Em suma foi apresentado o desenvolvimento democrático da FACISA liderado pelo Doutor Jackson Cordeiro, onde a Faculdade passou a ser resgatada de forma democrática onde toda a Faculdade passou a participar do processo de gestão de forma ativa como por exemplo a representação dos alunos que é feita por líder de sala que cada um a  representa alem de escolher um representante para o Conselho Superior e outro para a CPA – Comissão própria de Avaliação, juntamente com a participação de um representante da sociedade externa, do administrativo dos professores e de todos os coordenadores.

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