InícioItamaraju: Prefeitura e ‘Saúde em Movimento’ devolvem visão a 38 pacientes...

Itamaraju: Prefeitura e ‘Saúde em Movimento’ devolvem visão a 38 pacientes do município

 A secretária de Saúde de Itamaraju, Jane Evangelista de Matos Araújo, e vários coordenadores de Programas de Saúde desenvolvidos no município, participaram, no início da noite da última quarta-feira (09/05), da recepção de aproximadamente 80 pessoas que chegavam da cidade de Ubaitaba, distante 369 quilômetros de Salvador.

A recepção, ocorrida na Policlínica Municipal, foi para os 40 pacientes e seus acompanhantes, que retornavam ao município depois de participar do Programa Saúde em Movimento do Governo do Estado. Os dois ônibus que levaram pacientes e acompanhantes para Ubaitaba saíram de Itamaraju na noite de segunda-feira (07/05), chegando ao destino às 6h do dia seguinte.

O transporte, alimentação e estada, foram custeados pela Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju e, os pacientes, beneficiados com cirurgias de catarata disponibilizadas para o município pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Ao desembarcar na Policlínica de Itamaraju, pessoas como dona Maria da Silva, seu Joel, seu Domingos e seu Paraíba, radiantes por estarem com a visão recuperada, contavam os detalhes da experiência e demonstravam gratidão à secretária Jane e ao prefeito de Itamaraju. Um dos beneficiados, que já operou os dois olhos, disse a nossa equipe que o atendimento foi tão bom, que se ele tivesse mais um olho ia querer operar de novo.

Seu Paraíba, muito conhecido do povo itamarajuense, se emocionou ao ser abraçado pela secretária e ver o rosto do radialista Benson Silva que lhe entrevistou no dia do embarque para Ubaitaba, ocasião em que ele não enxergava quase nada.

De acordo com informações dos enfermeiros Wildson Valverde (Didiu) e Paulo Vitor, que acompanharam os pacientes, foi montada uma super estrutura no Hospital São Vicente de Paula, onde ocorreram os atendimentos e cirurgias.

Didiu informou que dos 40 pacientes, apenas dois não precisaram do procedimento cirúrgico. Após a cirurgia, cada paciente ganhou óculos especiais com a marca DayHORC e colírio. A secretária Jane Matos informou que foram conseguidas 200 vagas para Itamaraju, mas o município só preencheu 40 destas, entretanto, a partir de agora, a Secretaria deve caminhar para o objetivo maior que é zerar a demanda de cirurgia de catarata na cidade, “encontramos o caminho, agora vamos iniciar um cadastramento e vamos garantir a quem precisa o direito de enxergar de novo”, disse.

O governador Jaques Wagner esteve em Ubaitaba na terça-feira acompanhando as ações do Saúde em Movimento e alguns dos pacientes de Itamaraju puderam vê-lo bem de perto. Nesta 26ª Etapa do Programa foram realizadas 7 mil consultas oftalmológicas e 1,5 mil cirurgias de catarata.

Cerca de 100 profissionais entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, trabalharam no atendimento. As próximas etapas serão realizadas nos municípios de Ourolândia e Castro Alves.

O Saúde em Movimento é um programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) com a finalidade de levar serviços de saúde para os moradores das cidades do interior baiano. O projeto já realizou, desde o seu início em 2009, 75 mil cirurgias de catarata beneficiando moradores de mais de 380 municípios. O público-alvo para os atendimentos são pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização).

A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. A clientela ainda recebe o colírio que deve ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.

Por- Nilson Chaves

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Habilidades Digitais Essenciais Para Todo Empreendedor

No mundo empresarial moderno, dominar habilidades digitais se tornou uma necessidade inegável. Com a...

PF intima Juscelino Filho a depor sobre desvio de emendas

Ministro das Comunicações é investigado por suposto uso irregular de dinheiro público em obras...

Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final; veja as perguntas mais buscadas

Foto: Divulgação Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final 26 de...

“De Pokémon?” Torcedores do Boca ficam revoltados com gols de Pikachu

A vitória eletrizante do Fortaleza por 4 x 2 contra o Boca Juniors, nessa...

Mais para você