InícioServiço emergencial de assistência técnica é prestado para agricultores familiares

Serviço emergencial de assistência técnica é prestado para agricultores familiares

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), estruturou o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) para oferecer atendimento aos beneficiários do Bahia Produtiva neste período de pandemia.

No total, 16 mil agricultores familiares vão receber suporte para a produção, por meio de atividades realizadas de maneira remota, por teleconferências, videoconferências, videoaulas e suporte por intermédio de ligações e do Whatsapp. Também serão incluídos 560 Agentes Comunitários Rurais (ACRs) e dirigentes de associações e cooperativas.

O serviço, nessa modalidade emergencial e remota, está previsto para acontecer nos próximos 60 dias, com orientação, acompanhamento e supervisão de um técnico da SDR/CAR, que fará medições periódicas, no intuito de avaliar o andamento dos serviços e seus resultados.

A CAR fornecerá todos os formulários de registros e utilizará o Sistema Informativo de Ater (SIATER) para lançamento desse material, facilitando o acompanhamento simultâneo das atividades, que terão os registros lançados no sistema e, posteriormente, arquivados fisicamente na sede.

De acordo com o coordenador de Ater do Bahia Produtiva, Wecsley Ferraz, com a pandemia, as prestadoras de Ater encontraram dificuldades de acesso às comunidades: “Nosso serviço é de contato com as comunidades, então, precisamos mudar a estratégia e trazer nosso serviço para a realidade que estamos vivendo hoje. O trabalho remoto vem para que os técnicos e agricultores possam continuar mobilizados e, à medida que essa pandemia permitir voltar às atividades, a gente volta com toda força, prestando esse serviço tão importante para a agricultura familiar”.

A primeira etapa do serviço emergencial teve início com a realização de videoconferências para orientação das equipes da CAR e das prestadoras de Ater, que contou a participação de Edgar Filho, diretor-presidente da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), prestadora de Ater que atende a 24 comunidades no Território Sertão Produtivo.

Ele destaca que mais uma vez o Governo do Estado mostra a preocupação com a assistência técnica para a agricultura familiar: “A Cootraf vinha fazendo isso, por meio de mensagens e ligações, mas, com essa ação, vamos ampliar os atendimentos. Fizemos um teste, e esse é um formato novo que vem mostrando agilidade e inovação de forma positiva para gente levar as informações aos agricultores e agricultoras. Estamos focando na produção de alimentos, na segurança alimentar e também levando informações corretas sobre os cuidados nessa pandemia”.

Assistência continuada

A assistência técnica do Bahia Produtiva é um serviço educacional continuado, que visa a promover processos de gestão, produção e beneficiamento de produtos agropecuários e não agropecuários, inclusive agroextrativista. Para a execução da ação são adotadas metodologias participativas, respeitando e aproveitando os saberes locais e experiências para formar uma proposta de intervenção adequada com a realidade das comunidades. O serviço é desenvolvido em parceria com 27 instituições especializadas na oferta de Ater, em todos os Territórios de Identidade da Bahia.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PF intima Juscelino Filho a depor sobre desvio de emendas

Ministro das Comunicações é investigado por suposto uso irregular de dinheiro público em obras...

Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final; veja as perguntas mais buscadas

Foto: Divulgação Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final 26 de...

“De Pokémon?” Torcedores do Boca ficam revoltados com gols de Pikachu

A vitória eletrizante do Fortaleza por 4 x 2 contra o Boca Juniors, nessa...

Unifesp demite esposa de Weintraub por abandono de cargo e faltas

Daniela Weintraub estava com salário suspenso desde abril de 2023; ex-ministro também foi demitido...

Mais para você