InícioPF identifica atuação de pastores evangélicos em golpes milionários contra fiéis

PF identifica atuação de pastores evangélicos em golpes milionários contra fiéis

A Polícia Federal identificou a participação de pastores evangélicos em golpes milionários que atingiram pelo menos 25 mil pessoas em todo o país, incluindo fiéis de igrejas. De acordo com informações obtidas pelo blog do jornalista Fausto Macedo, eram criadas narrativas para enganar as vítimas e tirar dinheiro delas. Uma delas prometia uma comissão sobre a ‘recuperação de antigas letras do Tesouro Nacional’.

Os fiéis pagavam pelo menos R$ 1 mil esperando grandes lucros que nunca chegavam. “A característica principal da fraude está em atingir a fé das pessoas e na sua crença em um enriquecimento rápido e legítimo, levando-as a crer, inclusive, que tal mecanismo seria um “presente de Deus aos fiéis”, ou seja, trazendo a fé religiosa para o centro da fraude. A maneira mais prática de explicar isso talvez seja a crença de que contra a fé não há fatos nem argumentos. Muitas vítimas não estão interessadas em entender, pensar ou se informar – só estão interessadas em acreditar. E é exatamente neste ponto que a fraude tomou proporções inimagináveis e ganhou território nos mais diversos Estados da Federação”, aponta o relatório do delegado Guilherme Guimarães Farias. A Operação Ouro de Ofir foi deflagrada nesta terça-feira (21).

Sidiney dos Anjos Peró, alvo de prisão temporária, é apontado como um dos líderes do esquema e responsável por organizar os pastores evangélicos com o objetivo de enganar os fiéis. Segundo os investigadores, integrantes da organização criminosa usavam grupos no WhatsApp para ludibriar as vítimas e usavam frases como “vocês tem que acreditar”, “vocês foram os escolhidos“ e “aguardem que a benção virá” para estimular a participação das pessoas.

Fonte | bahianoticias

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Unifesp demite esposa de Weintraub por abandono de cargo e faltas

Daniela Weintraub estava com salário suspenso desde abril de 2023; ex-ministro também foi demitido...

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos

Na madrugada desta sexta-feira (26), um incêndio devastador atingiu uma pousada localizada na região...

Lula comparece a jantar comemorativo da Revolução dos Cravos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou de um jantar na residência...

Lula presta solidariedade após premiê espanhol cogitar renúncia

Na 4ª feira (24.abr), Pedro Sánchez anunciou que considera deixar cargo depois da abertura...

Mais para você