Você deseja contratar um empréstimo para realizar um sonho ou para quitar uma dívida? Saiba que um dos primeiros pontos é entender como será feita sua análise de crédito.
Essa etapa considera vários aspectos do seu histórico financeiro e pode ser um empecilho para liberação tanto de um empréstimo como de cartão de crédito.
Quer entender como é feita a análise e como ter a sua aprovada? Leia o conteúdo a seguir que escrevemos para te ajudar!
O que é e como funciona a Análise de Crédito?
A análise de crédito é uma prática usada por instituições financeiras antes de liberar alguns serviços, tais como cartão de crédito e empréstimos, para potenciais clientes. Ela é realizada para reduzir os riscos de inadimplência, através da avaliação do histórico do cliente para comprovar se este é um bom pagador ou não.
Como funciona?
A análise de risco de um cliente é realizada por meio do chamado score de crédito, uma pontuação que vai de 0 a 1000 e descreve seu comportamento de consumo e pagamento.
Por sua vez, o score é o resultado de uma análise de dados do CPF do cliente, que considera, entre outras coisas, se ele está inserido em listas de inadimplência, tais como Serasa e SPC. O histórico inclui ainda:
- contas pagas
- atrasos em pagamentos
- relação com as instituições bancárias
- dados atualizados
- transferências realizadas
- movimentações financeiras, entre outros.
E o prazo?
Avaliar o score não é um processo tão rápido, devido a variedade de fatores considerados. Geralmente, isso leva em torno de 15 dias e também depende dos procedimentos internos da instituição financeira.
8 dicas para sua análise de crédito ser aprovada
Como uma análise de crédito inclui vários fatores, é possível que você não seja aprovado na primeira tentativa. Contudo, se o seu crédito for negado, aconselhamos que continue realizando as boas práticas e aguarde até que o seu momento de aprovação chegue.
As dicas a seguir vão te ajudar a ter mais chances de ser aprovado na análise de crédito:
- Defina claramente seu objetivo ao solicitar o crédito;
- Separe documentos que comprovem renda mensal e vínculo empregatício sólido;
- Mantenha seu CPF fora das listas de inadimplentes;
- Negocie e quite as suas dívidas. Isso é possível, por exemplo, em feirões organizados pelas instituições financeiras e por órgãos governamentais;
- Se possuir um imovél, considere apresentá-lo na negociação como garantia. Isso aumenta a segurança da operação perante à instituição financeira. O empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade que está crescendo no mercado de crédito brasileiro exatamente por oferecer juros baixos e condições favoráveis de pagamento.
- Apresente o histórico de movimentação de suas contas bancárias, incluindo a utilização do cheque especial e se a conta é apenas salário ou poupança.
- Pague as suas contas antes do vencimento.
- Caso seja casado, inclua esta informação, já que este público tende a ter mais chances de liberação do que solteiros ou divorciados.
Vale lembrar também que o mais indicado é solicitar crédito de uma empresa com a qual você já tenha relação, para facilitar a consulta do seu histórico. Porém, antes de fechar negócio, é sempre bom comparar as condições oferecidas por diferentes instituições para poder escolher a que melhor se encaixa nas suas condições.
Conclusão
Ser aprovado em uma análise de crédito pode parecer bem difícil, devido a todas as condições avaliadas, mas não é. Na verdade, pode ser fácil, desde que você mantenha a boa gestão da sua vida financeira.
É preciso também pesquisar instituições financeiras menos burocráticas. Um exemplo é a CashMe, especialista em crédito com garantia, que pode oferecer as melhores condições nessa e em outras modalidades. Tudo isso, com credibilidade, segurança e agilidade.