InícioEditorialA cada nova polêmica no Twitter, Musk perde dinheiro na Tesla

A cada nova polêmica no Twitter, Musk perde dinheiro na Tesla

À primeira vista, a compra do Twitter por Elon Musk pode parecer não guardar nenhuma relação com a montadora de veículos elétricos Tesla, mas os dois fatos estão diretamente ligados. Desde que o bilionário fechou o acordo de compra da rede social, em outubro, a Tesla perdeu quase metade de seu valor de mercado.

A maior fabricante de carros elétricos, fundada por Musk em 2003, valia quase US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,2 trilhões) em setembro, mês que antecedeu o fechamento do negócio com a rede social. Hoje, a Tesla está avaliada em US$ 470 bilhões (algo como R$ 2,4 trilhões).

A sangria se deu por duas razões, uma prática e outra subjetiva. A primeira foi a venda de ações da Tesla pelo próprio Elon Musk. Para comprar o Twitter, o bilionário precisou levantar US$ 40 bilhões em um período relativamente curto, e por isso foi obrigado a se desfazer de parte dos papeis para conseguir concluir a operação.

A oferta de um lote grande de ações pelo sócio majoritário derrubou as cotações – assim como em muitos assuntos financeiros, a lei que rege o mercado acionário é a da oferta e procura.

Dedicação total ao Twitter A queda em aspiral do preço dos papeis da Tesla também está relacionada à piora de perspectivas sobre o futuro da empresa. Os investidores enxergam Musk mais dedicado à mudança radical na estrutura e estratégia do Twitter.

Desde outubro, o bilionário participou de todas as decisões públicas da rede social – desde a demissão de mais da metade dos colaboradores até o debate de temas em enquetes no próprio Twitter.

Na última votação, Musk questionou os usuários da plataforma se ele deveria deixar o comando da rede social, e a resposta foi sim. Como o bilionário prometeu que fará valer a vontade da maioria, as ações da Tesla até chegaram a – pasmem – subir no dia em que o resultado da enquete foi divulgado. Ao que tudo indica, os investidores também querem Musk longe do Twitter.

O fato é que os analistas acreditam que o fundador da Tesla está mais dedicado ao trabalho no Twitter, e isso ocorre em um momento delicado para a montadora de carros elétricos.

Problemas na cadeia de fornecedores reduziram o ritmo de produção dos veículos nos últimos dois anos e estão longe de uma solução definitiva, uma vez que a economia chinesa, principal fornecedora de insumos, tem um futuro incerto, em razão agora dos impactos de uma grande onda de casos de covid-19.

Além disso, com as duas maiores economias globais (Estados Unidos e China) enfrentando problemas para sustentar o crescimento do consumo, a demanda por carros elétricos deve esfriar.

Analistas da Daiwa Capital Markets, empresa do setor financeiro, reduziram a estimativa de faturamento da Tesla em 8%. Ainda na visão da Daiwa, as ações da Tesla têm “um preço justo” na casa dos US$ 177, muito longe da cotação recorde de US$ 370 registrado em outubro de 2021.

 

 

The post A cada nova polêmica no Twitter, Musk perde dinheiro na Tesla first appeared on Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Criticado, Pimenta defende sua escolha como autoridade federal no RS

A indicação foi alvo de críticas por Pimenta ser um possível pré-candidato do PT...

Menor chamou a PM após ficar com corpos da família em casa por 3 dias

São Paulo — O adolescente de 16 anos suspeito de ter matado a tiros...

Estudantes de 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre devem retomar às aulas três semanas após...

Extradição de Assange pode ser decidida nesta 2ª feira

Fundador do “WikiLeaks” está preso no Reino Unido; é acusado pelos EUA de espionagem...

Mais para você