Historiadores vivem numa queda de braço sobre o milésimo gol de Pelé. Há os que dizem que aconteceu numa cobrança de pênalti, às 23h23 da noite de 19 de novembro de 1969, em partida entre Vasco e Santos, válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, no Maracanã.
Mas teria ocorrido um erro de cálculo, porque a estatística oficial ignorou um gol feito nos primeiros anos de sua carreira, em 1959, quando Pelé estava no serviço militar e defendia a seleção do Exército. O gol esquecido foi marcado por Pelé no Sul-Americano militar daquele ano, em jogo disputado no Rio, contra o Paraguai”.
Então, isso significa dizer que o gol 1.000 de Pelé foi marcado cinco dias antes, no amistoso contra o Botafogo-PB, no dia 14 de novembro de 1969, em João Pessoa.
O Santos ganhou por 3 x 0, Pelé fez um de pênalti – que seria verdadeiramente o milésimo e não o gol 999.
Neste dia 31/12, a coluna Futebol Etc esteve no antigo Estádio Olimpico de João Pessoa, bem debaixo da trave em que o Rei teria anotado o gol mil. Confira no vídeo.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!