O primeiro ensaio do Bloco Olodum, que desfilará no Carnaval de 2023, após dois anos de hiato por causa da pandemia de Covid-19, ocorreu neste domingo (8), no Largo Tieta, no Pelourinho. Diferente da tradicional Terça da Benção, o evento dos domingos apresenta ao público apenas o repertório original do grupo, afinando os tambores para os dias de folia.
Segundo a professora e doutoranda com pesquisa sobre o Olodum, além de frequentadora assídua das apresentações do grupo, Monalisa Sacramento, 29 anos, esse é um evento para quem é ‘raiz’. “Para mim que sou nascida e criada no Centro, no bairro da Saúde, isso aqui é tradição, e é onde a gente vê um público mais baiano. O repertório também é digno daqueles que acompanham de verdade”, destacou a pesquisadora.
Monalisa Sacramento alia a pesquisa de doutorado sobre o Olodum à diversão de acompanhar as apresentações da banda (Foto: Emilly Oliveira/ CORREIO) |
Para o retorno ao Carnaval, o bloco homenageará a batida dos tambores e os músicos que dão ritmo aos instrumentos com o tema “Tambores – A Batida do Coração – Caminho da Eternidade”. “É uma ideia que planejamos para 2021, mas não aconteceu. Então, apesar do pandemônio, como descrevo a pandemia, nós tivemos dois anos para amadurecer ainda mais ideia e, consequentemente, apresentar um Carnaval histórico para o público deste ano”, ressaltou o vice-diretor do Olodum. Marcelo Gentil.
É uma volta mais que aguardada pelo casal de turistas Daniele Ezaki, 40 anos, e Marc Wiese, 42. Ela é de São Paulo e ele dá Dinamarca, mas desde que casaram, moram juntos em Portugal e, desta vez, vieram a Salvador a trabalho, mas de olho nos ensaios de Carnaval do grupo. “Eu me apaixonei pelo Olodum quando tinha 14 anos e nunca mais deixei de acompanhar. Para você ter uma ideia, eu abrigo todos os amigos a virem para Bahia ouvi-los tocar”, afirmou, ao lado dos amigos Flávio Salgado, Janaína Mello e André Sérgio.
Casal de turistas curtiu ensaio do Olodum ao lado dos amigos Flávio Salgado, Janaína Mello e André Sérgio – respectivamente -, todos de São Paulo (Foto: Emilly Oliveira/ CORREIO) |
Além deles, uma multidão de pessoas lotaram o Largo da Tieta para ouvir as músicas já consolidadas pelo grupo e as que embalaram o Carnaval deste ano, na ocasião, cantadas por Lucas Di Fiori e Lazinho. “Vamos para a folia com a canção Olodum na Avenida, com uma homenagem mais que merecida aos percussionistas que integram a banda e com a energia que o público está louco para sentir de novo”, conta Lucas.
O próximo ensaio ocorrerá no dia 17 de janeiro, também no Largo Tieta, e seguirá ocorrendo em domingos alternados até o Carnaval.