InícioEditorialPolítica NacionalCâmara dos Deputados e Senado elegem presidentes; acompanhe

Câmara dos Deputados e Senado elegem presidentes; acompanhe

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal deu posse nesta quarta-feira, 1, aos eleitos e reeleitos em outubro do ano passado. A posse dos deputados aconteceu na parte da manhã, quando os 513 parlamentares prestam o juramento, proferido simbolicamente pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL): “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Os demais empossados, são chamados nominalmente, ratificaram a declaração, dizendo: “Assim o prometo”. No Senado, 27 eleitos fizeram o juramento de compromisso com o cargo, proferido simbolicamente pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). “Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, disse o parlamentar. Na sequência, cada senador foi chamado nominalmente para confirmar o compromisso: “Assim o prometo”, responderam.

Confira a transmissão da votação na Câmara

Confira a transmissão da votação no Senado

No total, quatro senadores eleitos em 2022 e que assumiram cargos em ministérios do governo Lula participaram da sessão de posse. São eles: Camilo Santana (PT-CE), ministro da Educação; Flávio Dino (PSB-MA), ministro da Justiça e Segurança Pública; Renan Filho (MDB-AL), ministro dos Transportes; e Wellington Dias (PT-PI), ministro do Desenvolvimento Social. Mais cedo, na Câmara dos Deputados, oito ministros do atual governo também foram empossados. Agora, a expectativa é as duas Casas Legislativas realizem as eleições para composição de suas respectivas Mesas Diretoras, quando serão escolhidos os presidentes, vice-presidentes, secretários e suplentes. A Câmara tem como candidatos o atual presidente Arthur Lira (PP-AL), que disputa a reeleição, o deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ) e o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS)

A disputa à presidência do Senado tem como candidatos o atual presidente, Rodrigo Pacheco, que é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e partidos da base governista, e o senador Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro do governo Bolsonaro e que recebe apoio dos senadores à direita. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) também disputaria o cargo, mas renunciou em favor de Marinho. Na manhã desta quarta, durante participação na reabertura do ano judiciário, Pacheco disse primar no Congresso pela “serenidade e pelo equilíbrio na condução dos trabalhos” e reafirmou a independência entre os Poderes. “Acredito que o diálogo, o respeito e a moderação são as bases para enfrentarmos os enormes desafios do Brasil. Por isso, estamos aqui. Estamos do mesmo lado, o do povo brasileiro. Temos obrigação constitucional de convivermos em harmonia. Qualquer gesto que vise à desarmonia entre os poderes da República afronta a Constituição”, afirmou.

Em entrevista à Jovem Pan News, o senador Rogério Marinho afirmou que sua eventual gestão quer restabelecer o que chama de “normalidade democrática”. Segundo ele, isso será possível apenas quando a independência e harmonia entre os Poderes for alcançada. “Temos parlamentares que têm dificuldade em exercer mandato, alguns deles amordaçados pela censura prévia, o que é absolutamente reprovável, porque é expressamente proibido pela nossa Constituição”, disse à reportagem. Se eleito, Marinho promete trabalhar para reconectar o Congresso Nacional à sociedade brasileira. “Essa sintonia perdeu-se, de fato, porque apenas cinco senadores, dos 27 que disputaram a eleição, conseguiram renovar o seu mandato. Isso mostra cabalmente que a sociedade desconectou-se com o Senado e temos a necessidade de fazer novamente essa conexão”, concluiu.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara de cidade baiana faz homenagem pelo centenário de ex-governador, filho da terra

A Câmara de Vereadores de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste, realizou nesta...

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Mais para você