InícioNotíciasPolíticaGoverno Lula prepara estatuto das vítimas de violência

Governo Lula prepara estatuto das vítimas de violência

O governo Lula estuda criar um estatuto das vítimas de violência, para facilitar o acolhimento dessas pessoas. A iniciativa é conduzida pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

O objetivo é definir um caminho claro para que as vítimas encontrem canais públicos de acolhimento humanizado, além de dar ferramentas para que o poder público tome providências em relação a essas agressões.

Se implementada, a medida terá um impacto político de atacar um dos principais argumentos da direita nessa área: a tese de que direitos humanos só são usados para defender criminosos. Isso porque os policiais estariam entre os mais contemplados pelo estatuto.

Em 2020 e 2021, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, pelo menos 412 policiais militares e policiais civis foram mortos no Brasil. Desse contingente, 75% dos assassinatos aconteceram fora do serviço, o que indica retaliações e perseguições aos profissionais, outros tipos de violência.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento

O cantor sertanejo Luan Santana e a influenciadora Jade Magalhães estão vivendo um momento...

Suspeito de tráfico é detido com arma e drogas no Extremo Sul da Bahia

Em ação na manhã desta quinta-feira (21), durante a Operação Força Total, policiais da 88ª...

Mais para você